Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A força da formação na retenção do capital humano.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
18873.pdf620.23 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo pretende explorar a relação existente entre a perceção da importância da Formação, as Intenções de Saída e o Efeito Geracional. Mais especificamente, pretende-se investigar se o Efeito Geracional modera a relação existente entre a Formação e as Intenções de Saída, numa amostra de trabalhadores de organizações sediadas no território português (N=525). Com esta finalidade criaram-se as seguintes hipóteses: (H1) existe uma relação negativa entre a perceção da importância da Formação e as Intenções de Saída; (H2) o Efeito Geracional modera a relação entre a Formação e as Intenções de Saída. Os resultados revelaram que a prática da Formação têm uma associação estatisticamente significativa e negativa com as Intenções de Saída. No tocante à segunda hipótese, não se comprovou o efeito de moderação, da variável Efeito Geracional, na relação entre a Formação e as Intenções de Saída.
ABSTRACT: This study aims to explore the relationship between the Practice of Training, understanding the Output and Generational Effect. More specifically, we intend to investigate whether the Generational Effect moderates the relationship between training and turnover intentions on a sample of organizational workers based in the Portuguese territory (N = 525). To this end they have created the following hypotheses: (H1) there is a negative relationship between the perception of the importance of training and turnover intentions; (H2) the Generational Effect moderates the relationship between training and the turnover intent. The results revealed that the practice of training have a statistically significant and negative association with the turnover intent. Regarding the second hypothesis, the moderation effect was not proven on the variable Generational Effect on the relationship between training and the turnover intent.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Prática de formação Empregabilidade Intenções de saída Efeito geracional Practical training Employability Turnover intent Generational effect

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue