Publication
Avaliação no ensino profissional: Estudo exploratório sobre concepções de professores e representações de alunos do curso de hotelaria/restauração
dc.contributor.author | Baião, Maria Manuela da Silva Gomes Camacho | |
dc.date.accessioned | 2011-01-08T16:55:14Z | |
dc.date.available | 2011-01-08T16:55:14Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description | Dissertação de mestrado em psicologia educacional | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo que se enquadra na grande temática da avaliação do ensino e teve como finalidade conhecer as concepções subjacentes às práticas avaliativas de um grupo de professores/formadores de quatro Escolas Profissionais, responsáveis pelas disciplinas da Componente Técnica, Tecnológica do Curso de Hotelaria/Restauração e identificar a forma como os seus alunos percebem o seu processo de avaliação neste Curso. Para a sua realização utilizou-se uma metodologia qualitativa, assente na descrição e interpretação de dados. Assim, procedemos à recolha de dados e informações através de entrevistas realizadas a 24 professores e questionários aplicados a 70 alunos. Posteriormente, para tratarmos os dados obtidos, realizámos a análise de conteúdo dos elementos reunidos. Estes são apresentados em Quadros, agrupados por Temas, Categorias e Sub-Categorias. O seu tratamento estatístico resume-se, essencialmente, na identificação das Categorias e Sub-categorias mais frequentes, de cada um dos Temas constituídos para a análise dos resultados quer das entrevistas quer dos inquéritos. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) a maioria dos professores desta amostra revela uma visão tradicional da avaliação, embora reconheça este processo como contínuo e parte integrante do ensino e aprendizagem; ii) na generalidade, os formadores parecem entender o ensino profissional como urna modalidade de formação que visa, fundamentalmente, desenvolver competências-capacidades específicas nos jovens para assegurar o funcionamento de determinados postos de trabalho no ramo da Hotelaria/Restauração; iii) professores e alunos mostram-se satisfeitos com o modelo de avaliação instituído para o ensino profissional; iv) os formadores têm conhecimento dos normativos oficiais relativos à avaliação nesta modalidade de ensino, embora poucos os tenham lido; no entanto, o discurso de uma parte significativa dos professores da nossa amostra parece indicar, nalgumas situações, a existência de desvios na aplicação do modelo de avaliação em vigor; v) professores e alunos apontam o plano curricular e as condições de trabalho como os factores que mais afectam a vivência do processo de avaliação na escola, ou seja, conduzem à ocorrência de algumas dificuldades sentidas individualmente. | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo que se enquadra na grande temática da avaliação do ensino e teve como finalidade conhecer as concepções subjacentes às práticas avaliativas de um grupo de professores/formadores de quatro Escolas Profissionais, responsáveis pelas disciplinas da Componente Técnica, Tecnológica do Curso de Hotelaria/Restauração e identificar a forma como os seus alunos percebem o seu processo de avaliação neste Curso. Para a sua realização utilizou-se uma metodologia qualitativa, assente na descrição e interpretação de dados. Assim, procedemos à recolha de dados e informações através de entrevistas realizadas a 24 professores e questionários aplicados a 70 alunos. Posteriormente, para tratarmos os dados obtidos, realizámos a análise de conteúdo dos elementos reunidos. Estes são apresentados em Quadros, agrupados por Temas, Categorias e Sub-Categorias. O seu tratamento estatístico resume-se, essencialmente, na identificação das Categorias e Sub-categorias mais frequentes, de cada um dos Temas constituídos para a análise dos resultados quer das entrevistas quer dos inquéritos. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) a maioria dos professores desta amostra revela uma visão tradicional da avaliação, embora reconheça este processo como contínuo e parte integrante do ensino e aprendizagem; ii) na generalidade, os formadores parecem entender o ensino profissional como urna modalidade de formação que visa, fundamentalmente, desenvolver competências-capacidades específicas nos jovens para assegurar o funcionamento de determinados postos de trabalho no ramo da Hotelaria/Restauração; iii) professores e alunos mostram-se satisfeitos com o modelo de avaliação instituído para o ensino profissional; iv) os formadores têm conhecimento dos normativos oficiais relativos à avaliação nesta modalidade de ensino, embora poucos os tenham lido; no entanto, o discurso de uma parte significativa dos professores da nossa amostra parece indicar, nalgumas situações, a existência de desvios na aplicação do modelo de avaliação em vigor; v) professores e alunos apontam o plano curricular e as condições de trabalho como os factores que mais afectam a vivência do processo de avaliação na escola, ou seja, conduzem à ocorrência de algumas dificuldades sentidas individualmente. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/332 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Currículos | por |
dc.subject | Ensino profissional | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Attitudes | por |
dc.subject | Training | por |
dc.subject | Curriculum | por |
dc.subject | Teaching | por |
dc.subject | Career education | por |
dc.subject | Assessment | por |
dc.title | Avaliação no ensino profissional: Estudo exploratório sobre concepções de professores e representações de alunos do curso de hotelaria/restauração | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |