Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.5 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho é um estudo que se enquadra na grande temática da avaliação do ensino e teve como finalidade conhecer as concepções subjacentes às práticas avaliativas de um grupo de professores/formadores de quatro Escolas Profissionais, responsáveis pelas disciplinas da Componente Técnica, Tecnológica do Curso de Hotelaria/Restauração e identificar a forma como os seus alunos percebem o seu processo de avaliação neste Curso.
Para a sua realização utilizou-se uma metodologia qualitativa, assente na descrição e interpretação de dados. Assim, procedemos à recolha de dados e informações através de entrevistas realizadas a 24 professores e questionários aplicados a 70 alunos. Posteriormente, para tratarmos os dados obtidos, realizámos a análise de conteúdo dos elementos reunidos. Estes são apresentados em Quadros, agrupados por Temas, Categorias e Sub-Categorias. O seu tratamento estatístico resume-se, essencialmente, na identificação das Categorias e Sub-categorias mais frequentes, de cada um dos Temas constituídos para a análise dos resultados quer das entrevistas quer dos inquéritos.
Este estudo permitiu-nos concluir que: i) a maioria dos professores desta amostra revela uma visão tradicional da avaliação, embora reconheça este processo como contínuo e parte integrante do ensino e aprendizagem; ii) na generalidade, os formadores parecem entender o ensino profissional como urna modalidade de formação que visa, fundamentalmente, desenvolver competências-capacidades específicas nos jovens para assegurar o funcionamento de determinados postos de trabalho no ramo da Hotelaria/Restauração; iii) professores e alunos mostram-se satisfeitos com o modelo de avaliação instituído para o ensino profissional; iv) os formadores têm conhecimento dos normativos oficiais relativos à avaliação nesta modalidade de ensino, embora poucos os tenham lido; no entanto, o discurso de uma parte significativa dos professores da nossa amostra parece indicar, nalgumas situações, a existência de desvios na aplicação do modelo de avaliação em vigor; v) professores e alunos apontam o plano curricular e as condições de trabalho como os factores que mais afectam a vivência do processo de avaliação na escola, ou seja, conduzem à ocorrência de algumas dificuldades sentidas individualmente.
O presente trabalho é um estudo que se enquadra na grande temática da avaliação do ensino e teve como finalidade conhecer as concepções subjacentes às práticas avaliativas de um grupo de professores/formadores de quatro Escolas Profissionais, responsáveis pelas disciplinas da Componente Técnica, Tecnológica do Curso de Hotelaria/Restauração e identificar a forma como os seus alunos percebem o seu processo de avaliação neste Curso. Para a sua realização utilizou-se uma metodologia qualitativa, assente na descrição e interpretação de dados. Assim, procedemos à recolha de dados e informações através de entrevistas realizadas a 24 professores e questionários aplicados a 70 alunos. Posteriormente, para tratarmos os dados obtidos, realizámos a análise de conteúdo dos elementos reunidos. Estes são apresentados em Quadros, agrupados por Temas, Categorias e Sub-Categorias. O seu tratamento estatístico resume-se, essencialmente, na identificação das Categorias e Sub-categorias mais frequentes, de cada um dos Temas constituídos para a análise dos resultados quer das entrevistas quer dos inquéritos. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) a maioria dos professores desta amostra revela uma visão tradicional da avaliação, embora reconheça este processo como contínuo e parte integrante do ensino e aprendizagem; ii) na generalidade, os formadores parecem entender o ensino profissional como urna modalidade de formação que visa, fundamentalmente, desenvolver competências-capacidades específicas nos jovens para assegurar o funcionamento de determinados postos de trabalho no ramo da Hotelaria/Restauração; iii) professores e alunos mostram-se satisfeitos com o modelo de avaliação instituído para o ensino profissional; iv) os formadores têm conhecimento dos normativos oficiais relativos à avaliação nesta modalidade de ensino, embora poucos os tenham lido; no entanto, o discurso de uma parte significativa dos professores da nossa amostra parece indicar, nalgumas situações, a existência de desvios na aplicação do modelo de avaliação em vigor; v) professores e alunos apontam o plano curricular e as condições de trabalho como os factores que mais afectam a vivência do processo de avaliação na escola, ou seja, conduzem à ocorrência de algumas dificuldades sentidas individualmente.
O presente trabalho é um estudo que se enquadra na grande temática da avaliação do ensino e teve como finalidade conhecer as concepções subjacentes às práticas avaliativas de um grupo de professores/formadores de quatro Escolas Profissionais, responsáveis pelas disciplinas da Componente Técnica, Tecnológica do Curso de Hotelaria/Restauração e identificar a forma como os seus alunos percebem o seu processo de avaliação neste Curso. Para a sua realização utilizou-se uma metodologia qualitativa, assente na descrição e interpretação de dados. Assim, procedemos à recolha de dados e informações através de entrevistas realizadas a 24 professores e questionários aplicados a 70 alunos. Posteriormente, para tratarmos os dados obtidos, realizámos a análise de conteúdo dos elementos reunidos. Estes são apresentados em Quadros, agrupados por Temas, Categorias e Sub-Categorias. O seu tratamento estatístico resume-se, essencialmente, na identificação das Categorias e Sub-categorias mais frequentes, de cada um dos Temas constituídos para a análise dos resultados quer das entrevistas quer dos inquéritos. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) a maioria dos professores desta amostra revela uma visão tradicional da avaliação, embora reconheça este processo como contínuo e parte integrante do ensino e aprendizagem; ii) na generalidade, os formadores parecem entender o ensino profissional como urna modalidade de formação que visa, fundamentalmente, desenvolver competências-capacidades específicas nos jovens para assegurar o funcionamento de determinados postos de trabalho no ramo da Hotelaria/Restauração; iii) professores e alunos mostram-se satisfeitos com o modelo de avaliação instituído para o ensino profissional; iv) os formadores têm conhecimento dos normativos oficiais relativos à avaliação nesta modalidade de ensino, embora poucos os tenham lido; no entanto, o discurso de uma parte significativa dos professores da nossa amostra parece indicar, nalgumas situações, a existência de desvios na aplicação do modelo de avaliação em vigor; v) professores e alunos apontam o plano curricular e as condições de trabalho como os factores que mais afectam a vivência do processo de avaliação na escola, ou seja, conduzem à ocorrência de algumas dificuldades sentidas individualmente.
Description
Dissertação de mestrado em psicologia educacional
Keywords
Psicologia educacional Atitudes Formação Currículos Ensino profissional Avaliação Ensino Educational psychology Attitudes Training Curriculum Teaching Career education Assessment
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada