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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho visa identificar e caracterizar estratégias de promoção
de qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças e adolescentes, tendo
em conta a perspectiva de crianças e adolescentes, pais e profissionais de educação.
Foram utilizados métodos qualitativos através da aplicação da técnica de recolha de
dados, grupos focais ou grupos de discussão centrados num tema. Para obter informação
de modo a contextualizar, clarificar e interpretar o conhecimento adquirido através da
revisão de literatura, nomeadamente, de estudos empíricos realizados neste âmbito.
Foram efectuados dezasseis grupos, seis grupos de crianças e adolescentes, quatro grupos
de pais e seis grupos de profissionais de educação. O discurso dos participantes foi alvo
de análise de conteúdo
Os resultados realçam essencialmente, a necessidade de actividades alternativas de
ocupação de tempos livre dentro e fora da escola, envolvimento mais activo a parte dos
pais e participação mais adequada e competente por parte dos professores na promoção
da QVRS em crianças e adolescentes. Estas propostas remetem para a necessidade de
uma intervenção conjunta e ecológica entre os vários actores e nos diversos contexto. ------ ABSTRACT ------ The present study aims to identify and to characterize the strategies used
in order to promote Health-Related Quality of Life (HRQoL) with children and
adolescents, according to children and adolescents’ perspectives, Parents’ perspectives
and professionals’ perspectives were also analysed and discussed.
A qualitative method was used in order to collect data. A “focus group” or discussion
groups based in specific issue was used to collect information and to contextualize, to
highlight and to interpret the knowledge obtained through literature. Sixteen focus
groups were carried out: six groups with children and adolescents; four groups with
parents and six groups with education professionals. Participants speeches were analysed
by using a content analyse procedure.
The results highlighted from one side the need of alternative activities to spend leisure
time inside and outside school. On another hand results suggested the need for parents’
active involvement and the need for a more skilled/ competent participation from
education Professional. These features are critical in order to promote HRQoL in children
and adolescents. Those proposals indicate the need of a global intervention, framed by
an ecological approach involving all actors and several contexts.
Description
Keywords
Qualidade de vida Infância Adolescência Promoção de saúde Grupos focais Quality of life Childhood Adolescence Health promotion Focus group
Citation
Psicologia, Saúde & Doenças, 9 (1), 55-71
Publisher
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde