Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.27 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho teve como propósito o estudo das Memórias Autobiográficas produzidas por um grupo de crianças de etnia cigana e um grupo de crianças não ciganas, com idades compreendidas entre os 9- 10 anos, que frequentavam o 3o e 4o ano de escolaridade.
A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em pedir-lhes que contassem a história da sua vida, seguida de nove perguntas guia, formuladas após descrição espontânea à primeira questão.
O nosso trabalho teve dois objectivos fundamentais. O primeiro visava compreender de que forma os contextos sociais e culturais marcam e organizam a Memória Autobiográfica.
Um segundo objectivo foi o de tentar precisar, a partir das Memórias Autobiográficas produzidas, se existiam diferenças estruturais e de natureza temática entre as memórias evocadas ao nível dos dois grupos.
Da análise dos resultados encontrados podem retirar-se as seguintes conclusões:
Os contextos sociais e culturais moldam as Memórias Autobiográficas, contribuindo para a existência de diferenças culturais e também de género nas memórias evocadas.
- Mostram também que no grupo não cigano as memórias produzidas realçam, na sua generalidade, a singularidade de vivências pessoais. Por sua vez, o grupo cigano, nas memórias evocadas realça, na sua generalidade, vivências de grupo.
- Mostram ainda que as memórias evocadas para além do seu significado pessoal (que nos dá conta das linhas estruturais a partir das quais se organiza a produção de significados dos sujeitos), desempenham uma função social e cultural significativa, nomeadamente na construção identitária do grupo dos sujeitos estudados.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Memórias autobiográficas Socialização Identidade étnica Ciganos Educational psychology Autobiographical memory Socialization Ethnic identity
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada