Repository logo
 
Publication

Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues

dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorSousa, Otília
dc.contributor.authorCastro, São Luís
dc.contributor.authorDockrell, Julie
dc.contributor.authorPapadopoulos, Timothy C.
dc.contributor.authorMifsud, Charles
dc.date.accessioned2020-06-18T17:24:55Z
dc.date.available2020-06-18T17:24:55Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractA Europa é uma realidade linguística diversa e heterogénea que enfrenta o desafio de educar uma população cada vez mais multicultural e multilingue. Os professores de língua(s) são atores nesta realidade, promovendo o multilinguismo e integrando a diversidade. Portugal não foge ao paradigma do multilinguismo e as escolas e professores portugueses vão-se adaptando a uma realidade que, não sendo nova, tem novos contornos. Neste artigo, analisam-se as conceções de professores portugueses sobre multilinguismo e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula multilingues por eles referidas. Os participantes foram 505 professores de todos os ciclos de ensino a lecionar em salas de aula multilingues. O instrumento utilizado foi um questionário criado pelo Grupo Multilingue da Rede Europeia de Literacia traduzido e adaptado para Portugal que foi respondido online. Os resultados mostram uma baixa concentração de imigrantes por turma, o lugar de destaque do inglês como segunda língua, professores com uma atitude de abertura face à diversidade linguística, multilingues e esclarecidos acerca do multilinguismo, valorizando a língua e cultura dos estudantes. Acreditam que o conhecimento de línguas se constitui como uma mais-valia no desenvolvimento académico e cognitivo dos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractEurope is a diverse and heterogeneous linguistic community that faces the challenge of educating an increasingly multicultural and multilingual population. Language teachers are key players on this regard as they may foster multilingualism and contribute to students’ inclusion in their classrooms. Portugal is no exception and Portuguese schools and teachers are adapting to an increasingly multilingual society, a situation that is not entirely new but nevertheless presents new challenges. In the present article, we analyse teachers’ conceptions regarding multilingualism in Portugal and the educational practices developed in multilingual classrooms. Participants were 505 teachers from all levels of education teaching in multilingual classrooms. A questionnaire created by the multilingual group of the European Literacy Network translated and adapted for Portugal was answered online. The results show a low concentration of immigrant children per class, the prominent role of English as a second language, teachers with an open attitude towards linguistic diversity, who are multilingual and aware of multilingualism, and value the language and culture of their students. They believe that being able to master different languages is an asset to the students' academic and cognitive development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 37(4), 493-506.pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1622pt_PT
dc.identifier.issn1646-6020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7645
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/view/128pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMultilinguismopt_PT
dc.subjectConceções dos professorespt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectL1pt_PT
dc.subjectL2pt_PT
dc.subjectMultilingualismpt_PT
dc.subjectTeachers’ conceptionspt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.subjectImmigrantspt_PT
dc.titleConceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilinguespt_PT
dc.title.alternativeViews from Portuguese teachers on multilingualism and educational practices in multilingual classroomspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage506pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage493pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameSousa
person.familyNameCastro
person.familyNameDockrell
person.familyNamePAPADOPOULOS
person.familyNameMifsud
person.givenNameMargarida
person.givenNameOtília
person.givenNameSão Luís
person.givenNameJulie
person.givenNameTIMOTHY C.
person.givenNameCharles
person.identifier166397
person.identifier165962
person.identifier.ciencia-id331B-1095-7D71
person.identifier.ciencia-idE91B-9F4A-47CF
person.identifier.ciencia-idAB1B-C69F-F99A
person.identifier.orcid0000-0002-2773-1634
person.identifier.orcid0000-0001-7755-2418
person.identifier.orcid0000-0002-1487-3596
person.identifier.orcid0000-0003-3595-6064
person.identifier.orcid0000-0002-5541-568X
person.identifier.orcid0000-0003-4922-5780
person.identifier.ridE-5518-2017
person.identifier.ridA-3613-2008
person.identifier.scopus-author-id55663664300
person.identifier.scopus-author-id7101787229
person.identifier.scopus-author-id7004429681
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8
relation.isAuthorOfPublication84a9fd27-3433-4f92-97ee-99aeea1806dc
relation.isAuthorOfPublication6876c2ea-7dc1-4f3e-ad6e-1bfbc3df5a73
relation.isAuthorOfPublication988099bc-1384-4377-af44-9e17b0074ba3
relation.isAuthorOfPublication5053c155-b7a1-44e8-8fde-ff011b6fc8c4
relation.isAuthorOfPublication75c6916b-3d7a-4d27-8e9c-86e61dc911da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84a9fd27-3433-4f92-97ee-99aeea1806dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_37(4)_493.pdf
Size:
87.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format