Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O que pensa uma dor de dentes...: Estudo exploratório sobre crenças individuais de saúde oral e o medo de "ir ao dentista"

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM ARAU-MR1.pdf5.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Uma área de vital importância para o estudo da saúde oral é investigar porque falham os comportamentos preventivos e porque falha a procura de cuidados médicos que são fundamentais para o controle da saúde da boca. Os objectivos deste estudo são: investigar crenças individuais de saúde oral; conhecer e caracterizar o medo de efectuar tratamentos dentários, e tentar identificar preditores dos comportamentos de saúde oral. Uma amostra de 404 indivíduos com idade superior a 18 anos, completou um questionário que incluiu medidas de avaliação cognitiva, tais como, crenças individuais de saúde oral (locus de controlo, consequências das doenças orais e percepções de profissionalismo e comunicação); medidas de avaliação emocional: o medo; e medidas de avaliação demográfica. Foram também avaliados os comportamentos preventivos e de procura de cuidados de saúde oral. Os resultados sugeriram que existem relações evidentes entre crenças, medos e percepções de comunicação e profissionalismo. Além disso, verificou-se que a comunicação é um mediador da relação entre a percepção do profissionalismo e o medo de fazer tratamentos dentários. A discussão dos resultados enfatizou a importância das crenças individuais para o universo da saúde oral, e sugere formas de optimizar aspectos do comportamento por parte dos profissionais de saúde oral, no sentido de promover a eficácia da relação profissionais vs. pacientes, para a redução dos níveis de medo e promoção da saúde oral.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde

Keywords

Psicologia da saúde Tratamento dos dentes Dentista Atitudes em saúde Educação para a saúde Processos cognitivos Health psychology Dental treatment Dentist Health education Health attitudes Cognition process

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License