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Prevenção primária das toxicodependências: Avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos
dc.contributor.author | Pereira, Maria Graça | |
dc.contributor.author | Moreira, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T14:32:58Z | |
dc.date.available | 2017-10-11T14:32:58Z | |
dc.date.issued | 2000 | |
dc.description.abstract | A investigação tem demonstrado que a prevenção primária na toxicodependência deverá considerar modelos multimodais. Vários programas de prevenção têm demonstrado ser eficazes nas variáveis comportamentais e cognitivas mas não nas variáveis afectivas. “Crescer a Brincar” é um programa derivado do Modelo Sócio-Afectivo (Negreiros de Carvalho, 1991), que procura trabalhar variáveis comportamentais, sociais e afectivas. O presente artigo avalia a eficácia do referido programa junto de um grupo de 109 crianças. Os instrumentos utilizados, incluem o CABS (Michelson & Mood, 1982), que mede os estilos de comunicação, o CDI (Kovacs, 1981) que avalia os níveis de depressão, o SP (Harter, 1985) que mede o auto-conceito e finalmente “Sede de Viver”, instrumento criado especificamente para os objectivos do estudo e que avalia a tomada de decisão, assertividade e resistência à pressão dos pares. O estudo da eficácia revela resultados significativos nas variáveis cognitivas e comportamentais entre o Grupo de Controlo e Experimental. Ao nível das variáveis afectivas (depressão e auto-conceito) só se registaram diferenças entre o Pré e o Pós-teste do Grupo Experimental. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The main purpose of the study was the evaluation of the efficacy of a primary prevention addiction program “Growing up Playing” with children in basic school. A number of studies have demonstrated the efficacy of the multimodal models in primary prevention programs. This study employed a socio-affective model (Negreiros de Carvalho, 1991). A sample of 109 children participated. A Pré-Post test design with control group was employed. The measures used included the CABS (Michelson & Mood, 1982) that measures communication style, the CDI (Kovacs, 1985) that measures depression, the SPPC (Harter, 1985) for self-concept and a new instrument “Eager to Live” (cartoons) created for the purpose of the study that assessed peers’ pressure, decision making and assertive style. Results and research implications are presented and discussed. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Analise Psicológica XVIII(4), 455-463 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5835 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.relation | PEPT 2000 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_PT |
dc.subject | Toxicodependência | pt_PT |
dc.subject | Intervenção em escolas primárias | pt_PT |
dc.subject | Health promotion | pt_PT |
dc.subject | Drugs prevention | pt_PT |
dc.subject | Basic school´s intervention | pt_PT |
dc.title | Prevenção primária das toxicodependências: Avaliação de uma intervenção de grupo em crianças com idades entre os 8 e 9 anos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 463 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 4 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 455 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | XVIII | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |