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Espaços pedagógicos promotores de aprendizagens à luz da pedagogia-em-participação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrito, Ana Teresa
dc.contributor.authorNunes, Joana Isabel Pinto
dc.date.accessioned2020-07-29T12:20:27Z
dc.date.available2020-07-29T12:20:27Z
dc.date.issued2020-05-28
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractEste relatório tem como objetivo analisar e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada em contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O seu tema - “Espaços pedagógicos promotores de aprendizagens à Luz da Pedagogia-em-Participação” - tem como intuito perceber se os espaços pedagógicos onde decorreu a PES são de qualidade e promotores de aprendizagens e compreender a sua importância no bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES) inicia-se com uma revisão da literatura, que se debruça sobre as temáticas relacionadas com o tema abordado – qualidade, organização do ambiente educativo, dos materiais pedagógicos e interação adulto-crianças. Finaliza com ênfase no trabalho dos autores Formosinho e Oliveira-Formosinho, que têm vindo a desenvolver a perspetiva pedagógica da Pedagogia-em-Participação, pedagogia esta contextualizadora do contexto de estágio. Relativamente às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa perspetiva qualitativa, tendo sido utilizadas técnicas e instrumentos, onde se destacam a observação naturalista e a participante, uma entrevista estruturada e, por fim, a Escala de Avaliação do Ambiente em Educação de Infância (Harms, Clifford & Cryer, 2008, traduzida e validada por Lima, Aguiar, Gamelas, Leal e Pinto, a partir da obra original de 1998), servindo de apoio para uma reflexão mais rigorosa sobre o Espaço Pedagógico. Refletindo criticamente sobre os espaços pedagógicos onde decorreu a PES, após a observação, intervenção, análise, reflexão e a experiência de uma praxis mais aprofundada, concluo que estes são promotores de aprendizagem. São, contudo, necessários um conjunto de elementos fundamentais para que os espaços pedagógicos sejam de qualidade, para além do espaço em si mesmo e dos materiais. Refiro-me, à forma como o espaço é intencionalmente experienciado, no que diz respeito à interação entre pares e adulto/criança, à diversidade de materiais ao alcance das crianças e às práticas propostas e vividas com as crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to analyse and reflect on the Supervised Teaching Practice (STP), carried out in the context of Pre-School Education, with a group of children aged between three and five years old. Its theme - “Pedagogical spaces that promote learning in the light of Pedagogy-in-Participation” - aims to understand if the pedagogical spaces where STP took place are of quality and promoters of learning and understand its importance in the children’s well-being, development and learning aptitude. The Supervised Teaching Practice Report (STPR) begins with a review of the state-of-the-art literature, which focuses on the themes related to the addressed topic - quality, organization of the educational environment, pedagogical materials and adult-child interaction. It finalizes with an emphasis on the work of the authors Formosinho and Oliveira-Formosinho, who have been developing the pedagogical perspective of Pedagogy-in-Participation, which contextualizes the context of the internship. The research methodology falls under a qualitative perspective, which uses techniques and instruments that highlight naturalistic and participant observation, a structured interview and, finally, the Environmental Assessment Scale in Early Childhood Education (Harms, Clifford & Cryer, 2008, translated and validated by Lima, Aguiar, Gamelas, Leal e Pinto, based on the original Scale, 1998)), providing support for a more rigorous reflection on the Pedagogical Space. Based on a critical reflection about the pedagogical spaces where the STP took place, after observation, intervention, analysis, reflection and the experience of a more in-depth praxis, I conclude that these are promoters of learning. However, a set of fundamental elements is necessary for the pedagogical spaces to foster quality, in addition to the space itself and the used materials. I refer to the way the space is intentionally experienced, with regard to the interaction between peers and adult / child, the diversity of materials available to children and the practices proposed and experienced with children.pt_PT
dc.identifier.tid202501370pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7727
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectOrganização de espaçospt_PT
dc.subjectMateriaispt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.subjectEducational environmentpt_PT
dc.subjectSpace organizationpt_PT
dc.subjectMaterialspt_PT
dc.subjectInteractionspt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleEspaços pedagógicos promotores de aprendizagens à luz da pedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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