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O escalão etário e o tempo de prática da modalidade como determinantes das atribuições causais no desporto: Um estudo efectuado no futebol

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2008_26(1)_147.pdf68.23 KBAdobe PDF Download

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Abstract(s)

Analisando uma amostra constituída por 192 futebolistas, este estudo pretendeu avaliar a influência das variáveis independentes referentes ao escalão etário (juniores vs. seniores) e tempo de prática desportiva federada (£ 5 anos; 6 a 10 anos; ³ 11 anos) nas atribuições de causalidade efectuadas pelos atletas para explicarem os resultados mais importantes das suas carreiras desportivas. Baseando-nos no modelo atribuicional da motivação e emoção de Weiner (1979, 1986), que explica a percepção de causalidade ao longo das dimensões de locus de causalidade, estabilidade e controlabilidade, encontramos resultados que permitem evidenciar que os jogadores de diferentes escalões etários e com tempos de prática desportiva diferenciados, não se assemelham na forma como percepcionam os seus resultados, independentemente destes ocorrerem em situações de sucesso ou insucesso desportivo.
Analyzing a sample of 192 football players, this study intend to evaluate the influence of the independent variables, ages groups (juniors/seniors) and associated practice time (£ 5 years; 6 to 10 years; ³ 11 years), in the causal attributions made by the athletes to explain them best sport results of ever. Based in the Weiner’s Attributional model (1979, 1986), who explains the causal perceptions throughout the dimensions of locus of causality, stability and controllability. We find results that allow to evidence that, different players from different ages with different practice time, don’t have similarity in the form that they percept them sports results, independent being successful or failure sport situations.

Description

Keywords

Atribuições causais Sucesso e insucesso desportivo Modelo atribuicional de Weiner Causal attributions Sport success and failure Weiner’s attributional model

Pedagogical Context

Citation

Análise Psicológica, 26 (1), 147-159.

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Publisher

ISPA – Instituto Universitário

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