Publication
A relação entre as crenças sobre o erro dos alunos, as emoções e o clima do erro na disciplina de matemática em alunos do 3º e 4º ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Peixoto, Francisco | |
dc.contributor.author | Malaquias, Petra Andreia Correia | |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T12:22:13Z | |
dc.date.available | 2025-03-12T12:22:13Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação. | |
dc.description.abstract | A matemática e percecionada pelos alunos como um desafio, e a perceção que os alunos têm quanto ao seu ambiente em sala de aula pode ter um grande impacto na forma como aprendem. O erro ao ser praticamente inevitável durante o processo de aprendizagem, pode ser percecionado de diversas formas e ter repercussões quanto as suas emoções e crenças de aprendizagem em sala de aula. O estudo teve como objetivo analisar as relações entre a perceção que os alunos têm quanto ao ambiente em sala de aula em relação ao erro, a perspetiva dos alunos quanto aos erros e as emoções sentidas pelos alunos em sala de aula. Neste estudo participaram 197 alunos do 1º ciclo, sendo que 99 alunos frequentavam o 3º ano de escolaridade e 98 alunos frequentavam o 4o ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada em sala de aula através de três questionários que analisaram a perceção dos alunos relativamente ao clima em sala de aula e aos erros e as emoções relativamente a matemática. Os resultados obtidos indicaram que o clima de aprendizagem e uma variável que se apresenta correlacionada com diversas variáveis como as emoções, a reação negativa do professor e a utilização do erro para a aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | Mathematics is perceived by students as a challenge, and their perception of the classroom environment can have a significant impact on how they learn. Errors, being practically inevitable during the learning process, can be perceived in different ways and impact students’ emotions and beliefs about learning in the classroom. This study aimed to analyze the relationships between the perception that students have about the classroom environment inrelation to error, their perspectives on mistakes, and the emotions they experience in class. The study had 197 elementary school students, with 99 in the 3rd grade and 98 in the 4th grade. Data collection was conducted in the classroom through three questionnaires that assessed students’ perceptions of the classroom climate, their views on errors, and their emotions related to mathematics. The results obtained indicated that the learning climate is a variable correlated with several other factors, such as emotions, the teacher's negative reaction, and the use of mistakes for learning purposes. | eng |
dc.identifier.citation | Malaquias, P. A. (2024). A relação entre as crenças sobre o erro dos alunos, as emoções e o clima do erro na disciplina de matemática em alunos do 3º e 4º ano [Dissertação de Mestrado apresentada]. ISPA – Instituto Universitário. | |
dc.identifier.tid | 203806115 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/13479 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Erro | |
dc.subject | Clima do erro | |
dc.subject | Perspetiva dos alunos ao erro | |
dc.subject | Crenças de aprendizagem | |
dc.subject | Emoções | |
dc.subject | Matemática | |
dc.subject | Error | |
dc.subject | Error climate | |
dc.subject | Students’ perspective on errors | |
dc.subject | Learning beliefs | |
dc.subject | Emotions | |
dc.subject | Mathematics | |
dc.title | A relação entre as crenças sobre o erro dos alunos, as emoções e o clima do erro na disciplina de matemática em alunos do 3º e 4º ano | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 26603_Petra_Malaquias_dissertação.pdf
- Size:
- 4.54 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: