Repository logo
 
Publication

Diário e concelho de turma, fundamentação e proposta de estudo quantitativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMenéres, Sofia
dc.contributor.authorMarques, Marta Carvalho Dias Pelejão
dc.date.accessioned2021-03-17T17:22:49Z
dc.date.available2021-03-17T17:22:49Z
dc.date.issued2021-02-07
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.pt_PT
dc.description.abstractobjetivo desta tese é investigar o impacto positivo da utilização do instrumento Diário e Conselho de Turma em aspetos do desenvolvimento da criança, a partir da análise dos quadros teóricos que o sustentam e da avaliação de estudos que o procuram testar do posto de vista empírico. Este instrumento é utilizado no Movimento de Escola Moderna (MEM), que segue uma abordagem para o ensino e aprendizagem baseada em teorias sócio-construtivistas. Na primeira parte deste trabalho, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de fundamentar os pressupostos subjacentes à utilização do Diário e Conselho de Turma, e à sua eficácia. É, também, apresentada a Escola Tradicional e os seus pressupostos teóricos, nomeadamente as teorias comportamentais para o ensino e aprendizagem, e a aprendizagem por transmissão e por processos de modelação. Na segunda parte, foi realizado um levantamento dos estudos empíricos existentes, que procuram avaliar empiricamente a eficácia deste instrumento, e foram analisadas as suas limitações. Na terceira parte, na sequência da análise crítica das limitações que os estudos empíricos realizados apresentam, é proposto um estudo empírico, de natureza quantitativa que, na nossa perspetiva, contribui significativamente para o estudo da eficácia deste instrumento em aspetos do desenvolvimento social da criança. No seu todo, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para a promoção do instrumento Diário e Conselho de Turma, de forma fundamentada.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis focus on the positive impact of the use of Diário e Conselho de Turma’s (Diary and Council Meetings) instrument in regard to a child’s development, based on the analysis of the supporting theoretical frameworks and the evaluation of empirical studies that test it. This instrument is used in the Modern School Movement, which follows an approach based on socio-constructivist theories of learning and teaching. The first part of this work contains a literature review which aims at providing grounds for the underlying assumptions for the use of Diário e Conselho de Turma’s instrument, and its efficacy. The Traditional School and its theoretical assumptions will also be analysed, namely the behavior theories for teaching and learning and the learning processes by transmission and modeling. The second part contains the review the existing empirical studies evaluating Diário e Conselho de Turma’s efficacy. Subsequently, due to the limitations of the presented empirical studies, we suggest an empirical quantitative study which, according to our perspective, significantly contributes for validly evaluating the efficacy of this instrument in a child’s development. Overall, this thesis aims at contributing for the promotion of the Diário e Conselho de Turma’s instrument, based on scientific research.pt_PT
dc.identifier.tid202638529pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8040
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDiário e Conselho de Turmapt_PT
dc.subjectMovimento de Escola Modernapt_PT
dc.subjectEscola Tradicionalpt_PT
dc.subjectDiário e Conselho de Turma’s instrument; .pt_PT
dc.subjectModern School Movementpt_PT
dc.titleDiário e concelho de turma, fundamentação e proposta de estudo quantitativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24204.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format