Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Diário e concelho de turma, fundamentação e proposta de estudo quantitativoPublication . Marques, Marta Carvalho Dias Pelejão; Menéres, Sofiaobjetivo desta tese é investigar o impacto positivo da utilização do instrumento Diário e Conselho de Turma em aspetos do desenvolvimento da criança, a partir da análise dos quadros teóricos que o sustentam e da avaliação de estudos que o procuram testar do posto de vista empírico. Este instrumento é utilizado no Movimento de Escola Moderna (MEM), que segue uma abordagem para o ensino e aprendizagem baseada em teorias sócio-construtivistas. Na primeira parte deste trabalho, foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de fundamentar os pressupostos subjacentes à utilização do Diário e Conselho de Turma, e à sua eficácia. É, também, apresentada a Escola Tradicional e os seus pressupostos teóricos, nomeadamente as teorias comportamentais para o ensino e aprendizagem, e a aprendizagem por transmissão e por processos de modelação. Na segunda parte, foi realizado um levantamento dos estudos empíricos existentes, que procuram avaliar empiricamente a eficácia deste instrumento, e foram analisadas as suas limitações. Na terceira parte, na sequência da análise crítica das limitações que os estudos empíricos realizados apresentam, é proposto um estudo empírico, de natureza quantitativa que, na nossa perspetiva, contribui significativamente para o estudo da eficácia deste instrumento em aspetos do desenvolvimento social da criança. No seu todo, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para a promoção do instrumento Diário e Conselho de Turma, de forma fundamentada.