Repository logo
 
Publication

A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos

dc.contributor.authorPantoja, Sílvia Cristina Mendonça
dc.date.accessioned2011-08-17T09:54:58Z
dc.date.available2011-08-17T09:54:58Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objectivo central avaliar o impacto de um programa de intervenção de escrita delineado para incentivar as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas actividades em situações nas quais a linguagem escrita aparece em contexto funcional. Para a concretização de tal objectivo foi realizada uma investigação de natureza quasi-experimental na qual trabalhamos com dois grupos de crianças: Um grupo experimental (submetido à intervenção do programa de escrita) e um grupo de controlo (não submetido à intervenção). Fizeram parte deste estudo 38 crianças brasileiras com idades correspondentes entre 5-6 anos de idade. Com a finalidade de percebermos quais conhecimentos as crianças tinham acerca dos aspectos conceptuais e funcionais da linguagem escrita, utilizamos provas em dois momentos da investigação: Antes de iniciarmos a intervenção do programa de escrita (pré-teste) e após a intervenção do programa de escrita (pós-teste). A partir dos dados colectados no pós-teste verificámos que o programa de escrita causou impacto positivo às crianças do grupo experimental, possibilitando uma evolução bastante significativa no que diz respeito aos níveis conceptuais da escrita, como por exemplo a evolução de grafo-perceptivo à escrita com fonetização, nas mais diversas categorias. As mesmas evoluções ocorreram, também, em relação aos conhecimentos acerca dos suportes de escrita, nomeadamente no que diz respeito à identificação, à função e ao conteúdo. Os resultados apontam para a importância de proporcionar, em âmbito escolar, actividades no domínio da linguagem escrita relacionadas com situações reais da vida quotidiana, de modo que as crianças possam testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, caracterizando a função social da escrita.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/755
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicada,por
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLinguagem escritapor
dc.subjectProgramaspor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectHospitalizaçãopor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectWriting languagepor
dc.subjectProgramspor
dc.subjectPreschoolpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectHospitalizationpor
dc.titleA prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM PANT1.pdf
Size:
8.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: