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A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
dc.contributor.author | Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2011-08-17T09:54:58Z | |
dc.date.available | 2011-08-17T09:54:58Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objectivo central avaliar o impacto de um programa de intervenção de escrita delineado para incentivar as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas actividades em situações nas quais a linguagem escrita aparece em contexto funcional. Para a concretização de tal objectivo foi realizada uma investigação de natureza quasi-experimental na qual trabalhamos com dois grupos de crianças: Um grupo experimental (submetido à intervenção do programa de escrita) e um grupo de controlo (não submetido à intervenção). Fizeram parte deste estudo 38 crianças brasileiras com idades correspondentes entre 5-6 anos de idade. Com a finalidade de percebermos quais conhecimentos as crianças tinham acerca dos aspectos conceptuais e funcionais da linguagem escrita, utilizamos provas em dois momentos da investigação: Antes de iniciarmos a intervenção do programa de escrita (pré-teste) e após a intervenção do programa de escrita (pós-teste). A partir dos dados colectados no pós-teste verificámos que o programa de escrita causou impacto positivo às crianças do grupo experimental, possibilitando uma evolução bastante significativa no que diz respeito aos níveis conceptuais da escrita, como por exemplo a evolução de grafo-perceptivo à escrita com fonetização, nas mais diversas categorias. As mesmas evoluções ocorreram, também, em relação aos conhecimentos acerca dos suportes de escrita, nomeadamente no que diz respeito à identificação, à função e ao conteúdo. Os resultados apontam para a importância de proporcionar, em âmbito escolar, actividades no domínio da linguagem escrita relacionadas com situações reais da vida quotidiana, de modo que as crianças possam testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, caracterizando a função social da escrita. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/755 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada, | por |
dc.subject | Psicologia educacional | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Linguagem escrita | por |
dc.subject | Programas | por |
dc.subject | Pré-escola | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Hospitalização | por |
dc.subject | Educational psychology | por |
dc.subject | Language | por |
dc.subject | Writing language | por |
dc.subject | Programs | por |
dc.subject | Preschool | por |
dc.subject | Development | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | Hospitalization | por |
dc.title | A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |