Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.83 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se com este estudo avaliar o valor preditivo das dimensões de personalidade relativamente aos indicadores de sucesso profissional.
Para operacionalizar as dimensões de personalidade, escolhemos o Questionário de Personalidade de Cattell (16PF) e para operacionalizar o sucesso profissional escolhemos quatro sistemas de recompensa: avaliação de mérito (por alcance de resultados), complemento remunerativo (por percepção do valor profissional), remuneração e promoções.
Os questionários de personalidade foram aplicados ao longo de 7 anos no serviço de Psicologia de uma instituição bancária, para efeito de ingresso na instituição ou para melhoria de carreira.
Os indicadores de sucesso profissional são de duração variada: avaliação de mérito (5 anos), complemento remunerativo (3 anos), remuneração (1 ano) e promoções (de 5 a 40 anos de antiguidade).
Partimos do pressuposto de que, na sequência de revisões dos estudos sobre a personalidade no trabalho, nomeadamente a revisão de Furnham (1992), passado o pessimismo dos anos 70-80 sobre o estudo da personalidade, em geral, e da associação da personalidade ao sucesso profissional, em particular, havia indicativos de algum optimismo em relação a estas investigações, e indicavam-se os estudos longitudinais como os mais adequados e poderosos para o efeito.
O próprio Furnham apontava um modelo explicativo do comportamento laboral, em que os elementos principais a investigar seriam: personalidade, inteligência, aptidões, motivação, factores demográficos.
Estes elementos do modelo interpenetrar-se-iam e influenciar-se-iam mutuamente na explicação do fenómeno mais complexo do comportamento laborai.
Assim sendo, era previsível encontrar associações significativas entre as dimensões de personalidade e os indicadores do sucesso profissional, e entre estes indicadores e os outros elementos do modelo.
A fim de testar estas previsões, foi enunciada a seguinte hipótese geral;
O comportamento ocupacional é o resultado das influências de cinco factores principais: personalidade, inteligência, aptidões, motivação e factores
demográficos, pelo que as modalidades destes factores associadas ao sucesso profissional são diferentes das modalidades destes factores associadas ao insucesso.
Em relação às dimensões de personalidade, procedeu-se inicialmente à análise factorial dos 16 factores do Questionário de Cattell, tendo-se obtido cinco factores de 2a ordem que foram denominados: tranquilidade, extroversão, idealismo, assertividade e responsabilidade.
Os tratamentos estatísticos conduziram às seguintes conclusões:
- Há diferenças significativas no efeito multivariado complemento
remunerativo para as 5 dimensões de personalidade, traduzindo uma
heterogeneidade de comportamento e há diferenças univariadas entre os níveis do
complemento remunerativo para as dimensões de personalidade extroversão e
idealismo.
- Não há diferenças significativas no efeito multivariado avaliação de mérito,
o que traduz uma homogeneidade de comportamento.
- A dimensão de personalidade extroversão-introversão anda associada
positiva e significativamente quer ao nível de remuneração quer ao número de
promoções
A dimensão de personalidade responsabilidade-flexibilidade anda associada positiva e significativamente ao número de promoções.
- A dimensão de personalidade tranquilidade anda associada negativa e
significativamente ao número de promoções.
- A extroversão é a única dimensão de personalidade preditora do nível de
remuneração (6% de variância).
- Todas as dimensões de personalidade são predítoras do número de
promoções, explicando no seu conjunto 19% de variância, assim discriminadas:
extroversão (6,9%), tranquilidade (6,8%), responsabilidade (2,3%) assertividade
(1,7%) e idealismo (1,5%).
Após o tratamento dos dados pelos procedimentos estatísticos clássicos, procedeu-se a análises factoriais de correspondências (AFC), tendo-se concluído:
- O nível alto de complemento remunerativo anda associado às dimensões
de personalidade pragmatismo, extroversão, submissão e responsabilidade,
enquanto o nível baixo de complemento remunerativo anda associado às dimensões de personalidade idealismo, introversão, assertividade e flexibilidade.
- O nível alto de mérito anda associado às dimensões de personalidade
pragmatismo, extroversão, responsabilidade e assertividade, enquanto o nível
baixo de mérito anda associado às dimensões de personalidade idealismo,
introversão, flexibilidade e submissão.
- Os níveis altos de remuneração andam associados às dimensões de
personalidade extroversão, pragmatismo, submissão e flexibilidade, enquanto os
níveis baixos de remuneração andam associados às dimensões de personalidade
introversão, idealismo, assertividade e responsabilidade.
Os níveis altos de promoção andam associados às dimensões de personalidade ansiedade, extroversão, submissão e responsabilidade, enquanto os níveis baixos de promoção andam associados às dimensões de personalidade tranquilidade, introversão, assertividade e flexibilidade.
- A dimensão de personalidade extroversão-introversão é a que tem maior
importância no modelo, pois, além do seu poder discriminativo no conjunto dos 4
sistemas de recompensa, a sua categoria positiva anda sempre associada ao
sucesso profissional e a sua categoria negativa anda sempre associada ao
insucesso.
- A dimensão de personalidade pragmatismo-idealismo tem poder
discriminativo e no mesmo sentido em 3 dos sistemas de recompensa. Assim, os
indivíduos pragmáticos andam associados ao sucesso profissional, enquanto os
indivíduos idealistas andam associados ao insucesso.
- A dimensão de personalidade responsabilidade-flexibilidade discrimina
positivamente em 3 dos sistemas de recompensa e negativamente apenas em um
dos sistemas. Assim, os indivíduos responsáveis andam geralmente associados ao
sucesso laborai e os indivíduos flexíveis andam geralmente associados ao insucesso
laboral.
- A dimensão de personalidade assertividade-submissão discrimina
negativamente em 3 dos sistemas e positivamente em um dos sistemas. Podemos
concluir que os indivíduos submissos andam geralmente associados ao sucesso
profissional e os indivíduos assertivos andam geralmente associados ao insucesso.
- A dimensão de personalidade tranquilidade-ansiedade tem poder
discriminativo apenas no sistema promoções e no sentido negativo. Assim, os indivíduos ansiosos andam associados ao sucesso laboral, enquanto os indivíduos tranquilos andam associados ao insucesso.
- As dimensões de personalidade que melhor explicam o sucesso profissional
são, pois, a extroversão, o pragmatismo, a responsabilidade, a submissão e a
ansiedade.
- As dimensões de personalidade que andam associadas ao insucesso são,
em contrapartida, a introversão, o idealismo, a flexibilidade, a assertividade e a
tranquilidade.
Finalmente, a fim de avaliar a importância relativa para o sucesso profissional dos elementos do modelo de Furnham (1992), procedeu-se a uma AFC das dimensões de personalidade, inteligência, aptidões, motivação, sexo, habilitações, antiguidade relativamente a cada um dos sistemas de recompensa (mérito, complemento remunerativo, remuneração e promoções), tendo-se concluído;
- Os indivíduos com complementos remunerativos mais altos caracterizam-
se por antiguidade mais baixa (5-10 anos), por habilitações a nível do secundário ou
complementar, motivados por razões fisiológicas ou de segurança, com níveis
intelectual e aptitudinal altos, ansiedade, pragmatismo, introversão, submissão,
flexibilidade e do sexo masculino.
- Os indivíduos com níveis de mérito mais altos caracterizam-se por
antiguidade mais elevada (11-40 anos), por habilitações a nível do secundário ou
complementar, motivados por razões de realização ou de estima, com níveis
intelectual e aptitudinal baixos, ansiedade, pragmatismo, extroversão, submissão,
responsabilidade e do sexo masculino.
- Os indivíduos com níveis de remuneração mais altos caracterizam-se por
antiguidade mais elevada (11-40 anos), por habilitações a nível de licenciatura ou
bacharelato, motivados por razões de realização ou de estima, com níveis intelectual
e aptitudinal baixos, idealismo, extroversão, tranquilidade, flexibilidade, submissão
e do sexo masculino.
- Os indivíduos com níveis de promoção mais altos caracterizam-se por
antiguidade mais elevada (11-40 anos), habilitações a nível do secundário ou complementar, motivados por razões de realização ou de estima, com níveis intelectual e aptitudinal baixos, idealismo, extroversão, ansiedade, responsabilidade, submissão e do sexo masculino.
De acordo com os valores médios da percentagem de variância explicada pelas 2 primeiras dimensões da AFC, a ordenação das variáveis em relação ao conjunto dos sistemas de recompensa em termos de poder discriminativo é a seguinte (entre parênteses as percentagens extremas): Antiguidade (17.2%-19.0%), Habilitações literárias (13.3% - 18.5%), Inteligência (10.2% - 13.8%), Motivação (10.3% - 14%), Sexo (7.4% - 10.0%), Tranquilidade-Ansiedade (6.7% - 7.7%), idealismo-Pragmatismo (3.6 % - 8.0%), Aptidões (2.6% - 4.8%), Extroversão-Introversão (2.4% - 6.1%), Responsabilidade-Flexibilidade (2.1% - 1.5%), Assertividade-Submissão (0.4% - 1.5%).
- O conjunto das variáveis demográficas (antiguidade, habilitações literárias
e sexo) é o que mais variância explica (42.7% do total da variância média do modelo).
- O conjunto das variáveis de natureza psicológica (inteligência, motivação
e aptidões) explicam 28,4% da variância média do modelo.
- O conjunto das dimensões de personalidade (tranquilidade, extroversão,
idealismo, assertividade e responsabilidade) é o que menos variância explica
(21.1% do total da variância média do modelo).
- A variável com menor poder discriminativo em todos os sistemas é a
dimensão de personalidade assertividade (1,1% de variância média).
As nossas hipóteses inicialmente anunciadas foram, pelo menos parcialmente, confirmadas, designadamente:
1. Há dimensões de personalidade que andam geralmente associadas ao sucesso profissional (extroversão, ansiedade, submissão) e dimensões de personalidade que andam geralmente associadas ao insucesso (introversão, tranquilidade, assertividade).
Há, no entanto, dimensões de personalidade que tanto podem andar
associadas ao sucesso profissional como ao insucesso (pragmatismo/idealismo, responsabilidade/flexibilidade), dependendo do sistema de recompensa que lhes está associado.
2. O efeito moderador das variáveis demográficas e profissionais (sexo,
habilitações literárias, antiguidade), das variáveis psicológicas (inteligência,
aptidões, motivação) é muito acentuado, atenuando o peso ou alterando o sentido
da associação entre dimensões de personalidade e sistemas de recompensa.
3. A aplicação do modelo de investigação de Furnham (1992) parece ser
capaz de reproduzir a complexidade das influências e interdependências múltiplas
das principais variáveis consideradas preditoras do sucesso profissional, se bem que
o peso de algumas variáveis (antiguidade e habilitações literárias) tendam a
dominar o modelo, relegando para segundo plano as outras variáveis em estudo.
4. O questionário de personalidade 16PF de Cattell demonstrou ser um
instrumento de grande sensibilidade discriminativa em relação às variáveis sexo,
habilitações literárias, categoria profissional, complemento remunerativo e
situação e também em relação ás categorias das variáveis antiguidade,
remuneração e promoção, verificando-se diferenças significativas nos efeitos
multivariados destas variáveis para as cinco dimensões de personalidade.
Só revelou fraca sensibilidade em relação à avaliação de mérito.
5. As dimensões de personalidade mais associadas ao sucesso profissional
nesta instituição são: submissão (4 sistemas), ansiedade (3 sistemas) e extroversão
(3 sistemas). As outras dimensões de personalidade (responsabilidade-flexibilidade
e idealismo-pragmatismo) distribuem-se pelos quatro sistemas igualmente.
Description
Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada