Repository logo
 
Publication

Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas

dc.contributor.authorSoares, Ana Paula
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro da Silva
dc.contributor.authorDiniz, António Augusto Pinto Moreira
dc.contributor.authorGuisande, M. Adelina
dc.date.accessioned2010-02-19T18:10:19Z
dc.date.available2010-02-19T18:10:19Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractApresenta-se um modelo para descrever o ajustamento dos estudantes portugueses à Universidade. Testámos o Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU) numa amostra de 560 estudantes a frequentar pela primeira vez o primeiro ano de cursos de ciências e tecnologias (C&T; n = 259) e de ciências sociais e humanas (CS&H; n = 301). Apesar das expectativas de envolvimento académico à entrada da Universidade constituírem um preditor efectivo dos comportamentos de envolvimento na vida universitária, e da qualidade do ambiente de aprendizagem afectar os níveis de envolvimento, bem-estar e satisfação, os resultados confirmaram a plausibilidade do modelo para ambos os grupos e revelaram que essas relações não foram suficientemente fortes para influenciar o rendimento académico e o desenvolvimento psicossocial dos estudantes. O rendimento foi predito pela nota de candidatura e o desenvolvimento psicossocial pelo nível de autonomia à entrada da Universidade. Contrastando os resultados nos grupos, a autonomia emocional e instrumental no início da vida universitária e o envolvimento na vida académica tiveram um impacto diferencial no bem-estar obtido, respectivamente para os estudantes de C&T e de CS&H. As características pré-universitárias dos estudantes revelaram-se importantes para a configuração dos seus processos de adaptação ao contexto universitário, mostrando algumas especificidades, nesse processo, quando se consideram as áreas de cursos frequentadas.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 24(1), 15-27.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/153
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectAjustamento académicopt
dc.subjectEstudantes universitáriospt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectRendimento académicopt
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpt
dc.titleModelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanaspt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage27pt
oaire.citation.startPage15pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 24(1) (2006) 15-27.pdf
Size:
158.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: