Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Asas ou gaiolas: Comparando os benefícios da aprendizagem cooperativa em duas metodologias de ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26065.pdf577.23 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo pretendeu investigar os Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e sua correlação com as Emoções e Motivação para a Aprendizagem, comparando duas escolas com metodologias diferentes, uma com metodologia tradicional, e a outra não tradicional de metodologia cooperativa. Participaram neste estudo 92 alunos que frequentam o 5º e 6º ano de escolaridade de duas escolas na zona da Grande Lisboa, os quais, preencheram um questionário composto por duas secções, uma referente aos dados sociodemográficos e a outra contendo três escalas, sendo a primeira, dos Benefícios da Aprendizagem Cooperativa (EBAC), em seguida a Escala de Emoções em Sala de Aula (AEQ-ES-P), e por último, a de Motivação para a Aprendizagem (EMA). Os resultados demonstraram que não se registaram diferenças significativas entre os dois modelos de ensino relativamente a nenhuma das dimensões das escalas EBAC, EMA e AEQ-ES-P. Ainda, registaram-se correlações positivas significativas entre os Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e o Prazer e o Aborrecimento, mas não com a Ansiedade. Para mais, houve uma correlação negativa significativa entre os Benefícios da Aprendizagem Cooperativa e a Motivação Intrínseca. São discutidas considerações e reflexões acerca dos resultados encontrados, assim como algumas limitações e implicações práticas que foram importantes para o desenvolvimento do estudo.
The present study aimed to investigate the Benefits of Cooperative Learning and its relationship with Emotions and Motivation for Leaning, comparing two schools with different methodologies, in which one of them one used the traditional method, and the other used a nontraditional cooperative method. There were 92 students attending the 5th and 6th grades of two schools in the Greater Lisbon area who participated in this study. They filled out a questionnaire consisting of two sections, one referring to sociodemographic data and the other containing the three following scales: the Cooperative Learning Benefits Scale (EBAC), then the Achievement Emotions Questionnaire for Elementary School (AEQ-ES-P), and finally, the Motivation for Learning Scale (EMA). Results showed no significant differences between the two teaching methods regarding none of the dimensions of the EBAC, EMA or the AEQ-ES-P scales. There were, on the other hand, significant positive correlations between the Benefits of Cooperative Learning and Pleasure and Annoyance, but not with Anxiety. Furthermore, there was a significant negative correlation between the Benefits of Cooperative Learning and Intrinsic Motivation. Considerations and reflections about the results found are discussed, as well as some limitations and practical implications that were considered important for the development of the study.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA – Instituto Universitário para a obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional

Keywords

Aprendizagem Cooperativa Motivação Emoções Modelo de ensino tradicional Modelo de ensino não tradicional Cooperative learning Motivation Emotions Traditional teaching method Non- traditional teaching method

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License