Publication
Contributo para a validação da versão reduzida da escala Approaches and study skills inventory for students (assist)
dc.contributor.author | Pestana, Susana | |
dc.contributor.author | Peixoto, Francisco | |
dc.contributor.author | Pinto, Patrícia Rosado Pinto | |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T12:03:21Z | |
dc.date.available | 2017-06-09T12:03:21Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas. Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores: um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática. No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 120-131). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5546 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Contributo para a validação da versão reduzida da escala Approaches and study skills inventory for students (assist) | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 131 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 120 | pt_PT |
person.familyName | Peixoto | |
person.givenName | Francisco | |
person.identifier | 347584 | |
person.identifier.ciencia-id | 081A-0164-EFAB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7193-2284 | |
person.identifier.rid | M-4348-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57203935600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5 |