Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
208.48 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As abordagens ao estudo referem-se ao modo como os estudantes encaram as tarefas
de aprendizagem e as estratégias que utilizam para as levar a cabo. Um dos instrumentos
habitualmente utilizados na investigação sobre as abordagens ao estudo é o Approaches and Study
Skills Inventory for Students (ASSIST). Esta escala teve a sua origem no Approaches to Studying
Inventory (ASI) e inclui subescalas adicionais com vista a integrar a descrição dos processos
relativos não só ao estudo, mas também as reações ao ensino. A sua versão mais recente avalia as
abordagens à aprendizagem em três dimensões ou escalas distintas: Profunda, Estratégica e
Superficial Apática. Neste estudo apresentamos dados relativos às propriedades psicométricas da
versão reduzida desta escala (Short Version of the Approaches and Study Skills Inventory for
Students – SV-ASSIST) a qual é constituída por 18 itens distribuídos pelas 3 dimensões referidas.
Participaram no estudo 186 estudantes de cursos de Licenciatura em Terapia Ocupacional de
diferentes instituições. A análise fatorial exploratória resultou numa solução fatorial de 3 fatores:
um fator integrando os itens que remetem para estratégias ligadas à Abordagem Profunda e que
inclui 5 itens; um segundo fator associado à Abordagem Estratégica (AE) constituído por 4 itens; e
um terceiro fator constituído pelos 6 itens que reenviam para a Abordagem Superficial Apática.
No que respeita à consistência interna, os valores obtidos revelaram-se aceitáveis.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 120-131). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior