Publication
Ensino e aprendizagem da música em contextos de educação pré-escolar e escolar: um estudo sobre a utilização da tecnologia enquanto fator externo de motivação
dc.contributor.author | Milhano, Sandrina | |
dc.date.accessioned | 2017-05-23T14:30:00Z | |
dc.date.available | 2017-05-23T14:30:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este documento pretende reflectir sobre a utilização da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da música enquanto fator externo de motivação em contextos de educação pré-escolar e escolar. Iremos apresentar os resultados de um estudo desenvolvido durante os anos lectivos 2007/2008 a 2009/2010 alicerçado no acompanhamento e na observação de práticas pedagógicas no domínio da música proporcionadas a crianças entre os 3 e os 10 anos. Conferimos particular destaque às especificidades da prática pedagógica em análise cujos elementos pedagógicos se apoiam na utilização de um sistema tecnológico e cujo processo de ensino é apelidado de orientação ou tuition electrónica. Os resultados e consequente reflexão centram-se na identificação e descrição de algumas das estratégias de ensino e aprendizagem que lhe são inerentes e que julgamos constituírem fatores motivacionais importantes na participação e envolvimento das crianças nas atividades de aprendizagem e no desenvolvimento das suas capacidades musicais. Concluímos que a inserção deste novo elemento tecnológico com capacidade de mediação da acção pedagógica dos professores resultou, cremos, na constituição de um triângulo interactivo que claramente alterou e afectou as tradicionais conexões entre professor, aluno e conteúdo. Dadas as características imersivas, integradoras e interactivas proporcionados pelas especificidades destas experiências de aprendizagem, emergem do estudo as capacidades destas tecnologias em se constituírem não apenas como um recurso e um instrumento de representação e comunicação sobre os conteúdos ou tarefas de ensino e aprendizagem, mas também como um importante atributo mediador e motivador entre os alunos e os conteúdos. Introdução | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (909-920). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5502 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.title | Ensino e aprendizagem da música em contextos de educação pré-escolar e escolar: um estudo sobre a utilização da tecnologia enquanto fator externo de motivação | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 920 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 909 | pt_PT |
oaire.citation.title | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |