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Abstract(s)
Este documento pretende reflectir sobre a utilização da tecnologia no processo de
ensino e aprendizagem da música enquanto fator externo de motivação em contextos de educação
pré-escolar e escolar. Iremos apresentar os resultados de um estudo desenvolvido durante os anos
lectivos 2007/2008 a 2009/2010 alicerçado no acompanhamento e na observação de práticas
pedagógicas no domínio da música proporcionadas a crianças entre os 3 e os 10 anos. Conferimos
particular destaque às especificidades da prática pedagógica em análise cujos elementos
pedagógicos se apoiam na utilização de um sistema tecnológico e cujo processo de ensino é
apelidado de orientação ou tuition electrónica. Os resultados e consequente reflexão centram-se na
identificação e descrição de algumas das estratégias de ensino e aprendizagem que lhe são
inerentes e que julgamos constituírem fatores motivacionais importantes na participação e
envolvimento das crianças nas atividades de aprendizagem e no desenvolvimento das suas
capacidades musicais.
Concluímos que a inserção deste novo elemento tecnológico com capacidade de mediação da
acção pedagógica dos professores resultou, cremos, na constituição de um triângulo interactivo
que claramente alterou e afectou as tradicionais conexões entre professor, aluno e conteúdo. Dadas
as características imersivas, integradoras e interactivas proporcionados pelas especificidades destas
experiências de aprendizagem, emergem do estudo as capacidades destas tecnologias em se
constituírem não apenas como um recurso e um instrumento de representação e comunicação sobre
os conteúdos ou tarefas de ensino e aprendizagem, mas também como um importante atributo
mediador e motivador entre os alunos e os conteúdos.
Introdução
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (909-920). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário