Repository logo
 
Publication

Burnout em professores: Relação com a inteligência emocional e com o engagement

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPatrão, Ivone Alexandra Martins
dc.contributor.advisorLeal, Isabel Pereira
dc.contributor.authorStilwell, Maria Campos de Carvalho
dc.date.accessioned2017-02-15T19:06:08Z
dc.date.available2017-02-15T19:06:08Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre em Psicologia especialidade em Psicologia da Saúde.pt_PT
dc.description.abstractDevido às mudanças sociais nas últimas décadas, os desafios educacionais implicam novas exigências e novas competências por parte dos professores. Esta acumulação de exigências sobre os docentes reflecte-se num aumento das fontes de pressão presentes no diaa- dia das escolas, activadas pela mudança social acelerada. Sendo a actividade docente reconhecida, sem surpresa, como uma das profissões com maiores níveis de ansiedade e stress, o burnout aparece como resposta a stressores interpessoais crónicos presentes no contexto laboral. Neste sentido, o presente estudo tem como objectivo perceber a relação das variáveis inteligência emocional e engagement, com o sentimento de burnout em professores de escolas portuguesas. Pretende-se também perceber se existe relação entre o género dos professores e os níveis de burnout, e ainda entre o número de alunos com Necessidades Especiais e os níveis de burnout nos professores. Foi recolhida uma amostra de 120 professores do ensino secundário, dos quais 94 leccionam em escolas públicas e 26 em escolas privadas. A maioria é do género feminino (76,0%). Foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Questionário Sócio-Demográfico; 2) CBP-R – Questionário de Burnout, versão portuguesa revista; 3) Utrecht Work Engagement Scale (UWES); 4) Trait Meta-Mood Scale (emotional inteligence scale - TMMS). Comprovámos que as dimensões das variáveis engagement e burnout se correlacionam significativamente de forma negativa entre si. Percebemos ainda haver uma correlação positiva e significativa entre o engagement e a inteligência emocional. Concluiu-se que quanto maior for o envolvimento do docente na sua profissão, menores deverão ser os níveis de de burnout nos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractDue to social changes on the last decades, educational challenges demand new skills and higher standards from teaching professionals. Nowadays there are greater and more pressing educational challenges that will only be met by the highest qualified teachers. This build up of expectations from teachers reflects in a tension sources rise, inevitably present on the everyday life of schools undergoing fast social transformations. Being the teaching activity widely recognized as one bearing high levels of anxiety, we face teacher´s stress and burnout as an expected reaction to chronic interpersonal stressors. The purpose of this study is to understand how emotional intelligence and engagement variables relate to the feeling of burnout in the Portuguese teachers. We also aim to understand a possible connection between gender and teachers burnout level, as well as the number of students with special needs and degree of burnout in teachers. The sample includes 120 teachers of which 78.3% teach in state owned schools and 21.7% in private ones. The majority belongs to the feminine gender (76%). The following tools where used 1 - Socio demographic questionnaire; 2 - CBP-R burnout questionnaire; 3 - Utrecht work engagement scale; 4 - TMMS emotional intelligence scale. We showed that there is a statistically significant inverse relationship between the variables burnout and engagement in all their dimensions. We also found a positively significant relationship between engagement and emotional intelligence. In conclusion we showed that individuals with greater enthusiasm and commitment to work are more resilient to the burnout feeling.pt_PT
dc.identifier.tid201106876pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5265
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectInteligência Emocionalpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectEmotional Intelligencept_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.titleBurnout em professores: Relação com a inteligência emocional e com o engagementpt_PT
dc.title.alternativeBurnout in teachers: Correlation with emotional intelligence and engagement.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
15493.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: