Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.73 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A temática da motivação tem sido alvo de muito trabalho e ampla discussão. Várias têm sido as teorias elaboradas na tentativa de encontrar uma definição uníssona e respectivos mecanismos de funcionamento. Mas os estudos têm procurado esgotar a multiplicidade de relações que influenciam este tema.
Nesta linha de investigação, surge o presente estudo, que pretende relacionar a motivação para a aprendizagem com as práticas de literacia familiar em crianças do primeiro ano de escolaridade (seis anos).
Um dos instrumentos utilizados foi uma escala de motivação para a aprendizagem inicialmente desenvolvida por Stipek e Ryan (1997), que se encontra sub-dividida em seis dimensões (competência percepcionada, satisfação, ansiedade, expectativa para o sucesso e preferência pelo desafio).
Na continuidade de um estudo elaborado por Mata (2002), aplicou-se um questionário de práticas e hábitos de literacia parentais desenvolvido pela autora a 115 crianças no início da escolaridade. Também participaram neste trabalho 49 pais, que responderam a uma versão do questionário elaborada por Mata (2002).
Deste modo, a hipótese geral deste trabalho assenta na existência de uma relação positiva entre a motivação para a aprendizagem (através dos valores revelados pela escala) e o nível de literacia familiar relatado pelas crianças e respectivos pais. No que concerne as sub-escalas da motivação, colocaram-se algumas hipóteses que relacionam as dimensões de cada uma das sub-escalas com as práticas de literacia das crianças e dos pais.
Os resultados principais indicam que as crianças revelam índices elevados nas várias dimensões da escala da motivação e que estes estão relacionados com o índice global de motivação.
Quanto às práticas de literacia das crianças, foram encontradas correlações entre os dois índices. Quando comparando as várias categorias da literacia das crianças e dos pais com as sub-escalas, existem algumas correlações significativas.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Aprendizagem escolar Literacia Família Motivação Idade escolar Instrumentos Educational psychology School learning Literacy Family Motivation School-age children Instruments
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada