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Atividades experimentais com o recurso ao ensino a distância numa turma do 1.º ano

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O presente relatório de estágio foi proposto como elemento de avaliação da unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2019/2020. O estágio que é objeto de estudo foi realizado numa escola de natureza jurídica pública numa turma do 1º ano do ensino básico composta por 24 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos de idade. O surgimento da pandemia do Covid-19 forçou que os meses de estágio fossem divididos em duas fases: uma primeira fase presencial e outra de ensino a distância. Tendo por base as observações realizadas na fase inicial do estágio, foi possível constatar que o grupo se mobilizava e demonstrava elevado interesse em participar em atividades da componente curricular de estudo do meio. Perante esta constatação surgiu o interesse em apostar nesta área como forma de proporcionar uma aprendizagem mais ativa, participativa e crítica, e também como forma de promover e mobilizar conhecimentos de outras áreas curriculares. Com efeito, decidi planificar várias atividades experimentais durante a segunda fase de estágio de ensino a distância: essa peculiaridade é que constitui o objeto material em que se concentra este trabalho. Para realizar este trabalho de investigação optei por recorrer a uma metodologia qualitativa, utilizando como instrumentos a observação direta e participante, registos do diário de bordo e fotográficos e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados recolhidos, permitiu explorar como podem ser realizadas e avaliadas atividades experimentais adequando-as ao regime não presencial e atendendo às necessidades e aos interesses das crianças.
The present internship report was proposed as an evaluation element for the discipline Supervised Practice in 1st Cycle of Basic Education, from the 2nd year of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, in the school year of 2019/2020. The internship that is object of study was conducted in a public school with a class from the 1st grade composed by 24 students with ages between 6 and 8 years old. The emergence of the Covid-19 pandemic forced the internship months to be divided into two phases: a first classroom phase and a distance learning phase. Based on the observations made in the initial stage of the internship, it was possible to verify that the group was mobilized and showed high interest in participating in activities of the curricular component of environmental studies. Faced with this reality, I became interested in investing in this area as a way to provide a more active, participatory and critical learning, and also as a way to promote and mobilize knowledge of other curriculum areas. Indeed, I decided to plan several experimental activities during the second phase of the distance learning internship: this peculiarity is what constitutes the material object on which this work is focused. To carry out this research work I chose to use a qualitative methodology, using as tools direct and participant observation, logbook and photographic records and semi-structured interview. The analysis of data collected allowed me to explore how can be implemented and evaluated experimental activities adapting them to the distance learning regime and meeting the needs and interests of children.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA - Instituto Universitário / ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Keywords

1º Ciclo do Ensino Básico Atividades experimentais Avaliação Regime não presencial 1st Cycle of basic education Experimental activities Evaluation Distance learning regime

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