Repository logo
 
Publication

Ilusões de aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGarcia-Marques, Teresa
dc.contributor.authorMachado, Eliana Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2020-01-24T15:53:01Z
dc.date.available2020-01-24T15:53:01Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractSabias que observação repetida de outros promove uma ilusão de aquisição de competências? Diversos estudos comparam a sensação de aprendizagem e a execução de uma aprendizagem. Neste estudo procuramos averiguar se o diferente envolvimento com a aprendizagem (i.e., imaginar, rever, ler-sistematizar e simular) tem impacto na forma como o individuo sente a sua aprendizagem, e na relação que esse sentir estabelece com o desempenho. Especificamente, procurámos evidências de ilusões de aprendizagem passíveis de afetar o trabalhador. Assim, através de uma tarefa típica do contexto laboral, o nosso estudo compara quatro grupos com duas variáveis dependentes, uma é a estimativa de aprendizagem, a outra é a aprendizagem real. Apesar de os nossos resultados não seguirem exatamente as nossas hipóteses, verificamos que de facto quanto mais as pessoas observam outros, mais acreditam que podem desempenhar a tarefa elas próprias, e que basta uma pequena sensação de realizar a tarefa para baixar as suas expetativas de sucesso. Os nossos resultados são discutidos tendo por base investigações anteriores que exploram as ilusões de aprendizagem e à luz da teoria dos sentimentos-como-informação e do efeito de Dunning- Kruger. Limitações do estudo são discutidas e direções futuras são fornecidas.pt_PT
dc.description.abstractDid you know that repeated observation from others can foster an illusion of skill acquisition? Several studies compare a learning sensation and the execution of a learning. In this study, we sought to determine whether different types of engagement with learning (i.e., imagining, reviewing, reading-systematizing, and simulating) have an impact on how an individual feel about his learning, and the relationship that this feeling establishes with performance. Specifically, we seek to test whether in the work context there are also learning illusions that may affect the worker in his workplace in the performance of a task in its usual context. Thus, our study compares four groups with two dependent variables, one is a learning estimate, another is a real learning. Although our results did not follow exactly our assumptions, we find that in fact the more people observe others, the more they believe they can perform the task themselves, and that a small sense of doing is enough to lower their expectations of success. Our results are discussed based on previous investigations that explore learning illusions and at the light of Feeling-as-Information theory and the Dunning- Kruger effect. Limitations of the study are discussed, and future directions are provided.pt_PT
dc.identifier.tid202350703pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7348
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectIlusão de aprendizagempt_PT
dc.subjectExcesso de confiançapt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectExcelpt_PT
dc.subjectLearning illusionpt_PT
dc.subjectExceed of confidencept_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.titleIlusões de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
21595.pdf
Size:
444.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: