Repository logo
 
Publication

Representação mental no desenho de crianças cegas: Estudo de três casos

datacite.subject.fosPsicologia Clínicapt_PT
dc.contributor.advisorSalgueiro, Emílio Eduardo Guerra
dc.contributor.authorSantos, Filipa Campos Mateiro
dc.date.accessioned2015-11-21T16:57:43Z
dc.date.available2015-11-21T16:57:43Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractO nosso estudo pretende perceber se as crianças cegas têm capacidade de representação mental pelo desenho, tal como as crianças normo-visuais, através de um estudo de três casos de crianças cegas: uma criança com cegueira adquirida de doze anos; uma criança com cegueira congénita de onze anos; e uma criança também com cegueira congénita de sete anos de idade. Para avaliar estas capacidades de representação mental utilizou-se como principal instrumento o desenho. Os desenhos foram realizados em três fases distintas, onde foram pedidos vários desenhos. A capacidade de representação mental correcta pelo desenho de um dado objecto foi avaliada consoante o número de detalhes identificativos presentes no desenho desse mesmo objecto. Concluiu-se que somente as duas crianças mais velhas (cegueira adquirida e congénita) demonstraram ter capacidade de representação mental através dos desenhos pedidos, tal como as crianças normo-visuais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Our study pretends to realize if blind children have mental representation capabilities by drawing, just like sighted children, through a study of three blind children: one child with acquired blindness at the age of twelve; one child with congenital blindness at the age of eleven; and one child also with congenital blindness at the age of seven. Drawing was used as primary tool to evaluate mental representation capabilities. Drawings were made in three distinct phases, where several drawings were asked to children. Correct mental representation capability by drawing of a certain object was evaluated by the number of identity details present on the drawing of that object. The conclusion was that only the older children (acquired and congenital blindness) demonstrated to have mental representation capabilities through the asked drawings, just like sighted children.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4099
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRepresentação mentalpt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectCrianças cegaspt_PT
dc.subjectCegueira congénita e adquiridapt_PT
dc.subjectMental representationpt_PT
dc.subjectDrawingpt_PT
dc.subjectBlind childrenpt_PT
dc.subjectCongenital and acquired blindnesspt_PT
dc.titleRepresentação mental no desenho de crianças cegas: Estudo de três casospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15350.pdf
Size:
594.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: