Repository logo
 
Publication

Como os adolescentes conceptualizam saúde e doença: compreender as conceções de saúde e doença, em alunos do terceiro ciclo, atendendo à influência do contexto escolar e da idade

dc.contributor.authorFerreira, Ana Rita Cabral
dc.contributor.authorLemos, Marina Serra de
dc.contributor.authorLima, Lígia
dc.date.accessioned2017-04-26T10:51:10Z
dc.date.available2017-04-26T10:51:10Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA definição e estudo das conceções de saúde são abordados numa perspetiva não unicamente biomédica, mas mais holística, abarcando aspetos psicológicos e emocionais. Por existir uma forte relação entre as conceções que temos sobre estar saudável e doente e os comportamentos de saúde, pretendeu-se estudar as conceções de adolescentes com vista a caracterizar as mesmas, e também a analisar possíveis influências da idade e do contexto escolar. Com efeito, estes dois tipos de fatores têm sido acentuados pela perspetiva desenvolvimental e contextual, respetivamente, como os principais determinantes das conceções de saúde e doença. Para tal, participaram 132 estudantes, 80 da escola A, sendo 55 do género masculino, e 30 do 7º, 33 do 8º e 69 do 9º ano de escolaridade. Para a recolha dos dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) grelha de análise do contexto escolar, construída para este estudo, com o objetivo de caracterizar os dois contextos escolares em termos de ações para a saúde, b) um questionário sócio demográfico e c) a técnica do “desenho e escrita” (Williams, Wetton & Moon, 1989), para avaliar as conceções. A análise de conteúdo evidenciou conceções complexas e holísticas de saúde e doença. Os resultados sugeriram também que o contexto escolar, mais do que a idade, parece influenciar estas conceções, tal como previsto com base na literatura. Os resultados permitiram também definir novas pistas para investigações futuras, numa área que tem merecido cada vez mais destaque.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 657-672). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5437
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConceção de doença e saúdept_PT
dc.subjectInfluência contextualpt_PT
dc.subjectTécnica do desenho e escritapt_PT
dc.titleComo os adolescentes conceptualizam saúde e doença: compreender as conceções de saúde e doença, em alunos do terceiro ciclo, atendendo à influência do contexto escolar e da idadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage672pt_PT
oaire.citation.startPage657pt_PT
oaire.citation.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_657-672.pdf
Size:
235.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: