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Como os adolescentes conceptualizam saúde e doença: compreender as conceções de saúde e doença, em alunos do terceiro ciclo, atendendo à influência do contexto escolar e da idade
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Rita Cabral | |
dc.contributor.author | Lemos, Marina Serra de | |
dc.contributor.author | Lima, Lígia | |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T10:51:10Z | |
dc.date.available | 2017-04-26T10:51:10Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A definição e estudo das conceções de saúde são abordados numa perspetiva não unicamente biomédica, mas mais holística, abarcando aspetos psicológicos e emocionais. Por existir uma forte relação entre as conceções que temos sobre estar saudável e doente e os comportamentos de saúde, pretendeu-se estudar as conceções de adolescentes com vista a caracterizar as mesmas, e também a analisar possíveis influências da idade e do contexto escolar. Com efeito, estes dois tipos de fatores têm sido acentuados pela perspetiva desenvolvimental e contextual, respetivamente, como os principais determinantes das conceções de saúde e doença. Para tal, participaram 132 estudantes, 80 da escola A, sendo 55 do género masculino, e 30 do 7º, 33 do 8º e 69 do 9º ano de escolaridade. Para a recolha dos dados utilizaram-se os seguintes instrumentos: a) grelha de análise do contexto escolar, construída para este estudo, com o objetivo de caracterizar os dois contextos escolares em termos de ações para a saúde, b) um questionário sócio demográfico e c) a técnica do “desenho e escrita” (Williams, Wetton & Moon, 1989), para avaliar as conceções. A análise de conteúdo evidenciou conceções complexas e holísticas de saúde e doença. Os resultados sugeriram também que o contexto escolar, mais do que a idade, parece influenciar estas conceções, tal como previsto com base na literatura. Os resultados permitiram também definir novas pistas para investigações futuras, numa área que tem merecido cada vez mais destaque. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 657-672). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5437 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Conceção de doença e saúde | pt_PT |
dc.subject | Influência contextual | pt_PT |
dc.subject | Técnica do desenho e escrita | pt_PT |
dc.title | Como os adolescentes conceptualizam saúde e doença: compreender as conceções de saúde e doença, em alunos do terceiro ciclo, atendendo à influência do contexto escolar e da idade | pt_PT |
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dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 672 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 657 | pt_PT |
oaire.citation.title | Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação | pt_PT |
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rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |