Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação entre familiaridade e sincronia: Uma solução para a formação de equipas?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Familiaridade1.JPG53.04 KBJPEG Download
Familiaridade2.JPG108.62 KBJPEG Download
Sincronia.mp412.96 MBUnknown Download
Tese Mestrado - Pedro Hasse Ferreira.pdf515.08 KBAdobe PDF Download
Assincronia.mp414.49 MBUnknown Download

Abstract(s)

A alteração da realidade organizacional das equipas, especialmente no que toca à sua crescente virtualidade e rotatividade de membros, levanta questões de performance devido à fraca familiaridade entre os vários constituintes dos grupos. Importa assim encontrar uma maneira de desenvolver a perceção de Familiaridade, mas de forma eficaz e que consuma menos tempo do que o simples convívio entre as pessoas. Por outro lado, a Sincronia parece ter efeitos semelhantes aos da Familiaridade, e a sua indução não necessita de uma extensão temporal muito elevada. Surge então a pergunta: qual a relação entre sincronia e familiaridade em contexto grupal virtual? Foram conduzidos dois estudos de maneira a responder à questão levantada, sendo que no Estudo 1 se manipulava a Sincronia (com o principal objetivo de avaliar os efeitos na Familiaridade percebida) e no Estudo 2 se manipulava a Familiaridade (com o principal objetivo de avaliar os efeitos na Sincronia Interpessoal percebida). Em ambos os estudos os resultados revelam alguns problemas na capacidade das condições experimentais preverem o próprio constructo que manipulam, assim como em terem efeitos nas respetivas variáveis dependentes. Desta forma, discutem-se principalmente as luzes que esta investigação pode ter trazido no que toca à dificuldade em manipular os fatores apresentados e a formas de resolver essas questões.
The current changes in the organizational reality of teams, especially in relation to their increasing virtuality and turnover of members, raises performance problems due to the poor familiarity between the various group constituents. Therefore, it is necessary to find a way to develop the perception of Familiarity, but in an effective way and that consumes less time than simple socialization among people. On the other hand, Synchrony seems to have similar effects to those of familiarity, and its induction does not require a very high temporal extension. The question then arises: what is the relation between synchrony and familiarity in a virtual group context? Two studies were conducted in order to answer the raised question, so that in Study 1 the Synchrony was manipulated (with the main objective of evaluating the effects on the perceived Familiarity) and in Study 2 it was manipulated the Familiarity (with the main objective to evaluate the effects on perceived Interpersonal Synchrony). In both studies the results reveal some problems in the ability of the experimental conditions to predict the very construct they manipulate, as well as to have effects on the respective dependent variables. In this way, it is mainly discussed the lights that this investigation may have brought with respect to the difficulty in manipulating the presented factors and the ways of solving these problems.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizações

Keywords

Equipas Familiaridade Sincronia Teams Familiarity Synchrony

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue