Repository logo
 
Publication

Autoconceito profissional e satisfacao profissional de professores de 2º e 3º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPeixoto, Francisco José Brito
dc.contributor.authorPedro, Ana Isabel Ricardo Gonçalves
dc.date.accessioned2016-05-14T09:42:35Z
dc.date.available2016-05-14T09:42:35Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractPor considerarmos os professores como pólo fundamental do processo ensinoaprendizagem, essenciais para uma consciente reflexão sobre o sistema educativo e, consequente intervenção neste, sentimos, a necessidade de os eleger como objecto de estudo. Pretendeu-se analisar os índices de autoconceito profissional e de satisfação profissional docentes, por reconhecermos ser necessário dedicar o interesse e atenção a estes constructos, pois parece imprescindível perceber o professor, a forma como vê a sua profissão, o seu desempenho nela e se se sente satisfeito com a docência. Recolheram-se dados referentes a 70 participantes, professores de 2º e 3º ciclo da área da Grande Lisboa, utilizando para isso, dois questionários, Questionário de Satisfação Profissional e Escala de Autoconceito profissional para professores (TSCES). Através dos resultados pudemos concluir que a classe docente apresentou um saudável autoconceito profissional e, que por outro lado, revelavam baixos níveis de satisfação profissional. Por último, analisou-se uma possível relação entre estes conceitos, o que se confirmou, pois revelaram uma elevada associação, isto é, professores mais satisfeitos profissionalmente mostram maiores valores de autoconceito profissional.pt_PT
dc.description.abstractBecause we consider teachers a fundamental aspect of the education-learning process, essential for a conscious approach to the educational system and consequent intervention in it, we felt the need to elect them as object of study. The aim was to analyze the professional self-concept and professional satisfaction indicators of teachers, as we consider it necessary to dedicate the utmost attention and interest to these concepts. It is vital to understand the teacher, the way he sees his profession, how he fulfills it and if he is satisfied with teaching. Data was collected from 70 participants, 2nd and 3rd cycle (5th to 9th grade) teachers from the greater Lisbon area, through two different questionnaires: one relating to Professional Satisfaction and the other being a Self-Concept Scale (TSCES) Through the results we could conclude that the teaching class presented a healthy professional self-concept and, on the other hand, revealed low levels of professional satisfaction. Lastly, we analyzed a possible relation between these concepts, which was confirmed as they revealed a high level of association – the more professionally satisfied teachers are, the greater are the values of professional self-concept shown.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4647
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAutoconceito profissionalpt_PT
dc.subjectSatisfação profissionalpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectProfessional self-conceptpt_PT
dc.subjectProfessional satisfactionpt_PT
dc.titleAutoconceito profissional e satisfacao profissional de professores de 2º e 3º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11931.pdf
Size:
891.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: