Publication
Percepções do ensino pelos alunos: Uma proposta de instrumento para o Ensino Superior
dc.contributor.author | Morais, Natércia | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro da Silva | |
dc.contributor.author | Montenegro, M. Irene | |
dc.date.accessioned | 2010-02-19T18:36:27Z | |
dc.date.available | 2010-02-19T18:36:27Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | Apresentamos a validação do questionário Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA), inspirado no Student’s Evaluation of Educational Quality (SEEQ; Marsh, 2001), tomando 41 962 questionários recolhidos no segundo semestre de 2003/04 na Universidade do Minho. A partir dos coeficientes de correlação entre os itens por dimensões do questionário, procedemos à redução de 33 para 23 itens. A estrutura factorial não replica os nove factores ou dimensões de Marsh (2001), embora se encontrem cinco factores de forma consistente: (i) qualidade ou valor das aprendizagens proporcionadas; (ii) aspectos sócio-relacionais do processo ensino/aprendizagem; (iii) características do próprio ensino e do currículo; (iv) considerações sobre a avaliação; e, (v) confronto pessoal do aluno com as características e as exigências da disciplina. Para uma análise mais fina dos dados, é possível agrupar os itens nas nove dimensões de Marsh: (i) Relevância da Aprendizagem; (ii) Empenhamento Docente; (iii) Organização/Clareza; (iv) Interacção da Turma; (v) Relação Docente/Aluno; (vi) Profundidade na Abordagem dos Assuntos; (vii) Avaliação/ Classificações; (viii) Trabalhos/Leituras; e, (ix) Carga de Trabalho/Dificuldade da disciplina. Na generalidade das dimensões observou-se um efeito de interacção do ano curricular da disciplina e da tipologia de aula, verificando-se percepções mais positivas dos alunos em relação aos docentes de disciplinas dos últimos anos dos cursos e aos docentes das aulas práticas. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 24(1), 73-86. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/155 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Avaliação da docência | pt |
dc.subject | Percepções do ensino pelos alunos | pt |
dc.subject | Pedagogia na universidade | pt |
dc.title | Percepções do ensino pelos alunos: Uma proposta de instrumento para o Ensino Superior | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 86 | pt |
oaire.citation.startPage | 73 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |