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O ensino bilingue no 1º ciclo - especifidades da práticas pedagógicas

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Abstract(s)

O presente relatório tem como objetivo mostrar, de forma reflexiva e analítica, a prática pedagógica desenvolvida numa turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de uma instituição bilingue. A turma integra 23 crianças, sendo que vinte têm o português como primeira língua e três têm o inglês como primeira língua. De acordo com as características do contexto, selecionou-se a temática da conceção das especificidades das práticas pedagógicas num contexto de ensino bilingue no 1º CEB. Para o estudo foi mobilizada a metodologia qualitativa, recorrendo-se, como instrumentos e técnicas, à observação direta e sistemática (diário de bordo e tabelas de observação), à realização de entrevistas à professora portuguesa e à professora inglesa e à análise documental. Pela observação realizada, foi possível uma caracterização dos diferentes momentos bilingues dentro do horário letivo das crianças, que demonstraram utilizações diferentes das línguas. Assim, os resultados demonstraram que as crianças adequam a sua língua conforme a situação e a pessoa a quem se dirigem, mas que os adultos mantêm sempre a sua língua de referência. As práticas pedagógicas implementadas pelas docentes diferem, adequando-se ao momento curricular e às crianças. Para implementar as práticas em contexto bilingue, são necessárias constantes reflexões, de forma a adaptar as práticas continuamente aos grupos e à realidade da comunidade envolvente.
This report intends to show in a reflexive and analytical way, the practices within a grade 4 classroom of a bilingual Lower Junior School. The classroom had 23 students, of whom 20 have Portuguese as their first language and three have English as their first language. Given the institution characteristics, the investigation aims to understand the pedagogical practices of the Lower Junior School in a bilingual setting. With that goal, the methods used for the study were of a qualitative nature, utilizing as instruments and techniques direct and systematic observation (logbook and observation tables), interviews of the Portuguese and English teachers and documentary analyses. The moments that were observed allowed us to characterize the different bilingual moments within the school hours, which showed multiple uses of the languages by the children. Therefore, the results indicated that most children had an ability to communicate in both languages, changing the language according to the situation, but the adults maintain their language of reference. The pedagogical practices vary according to the curricular area and the individual profiles of the children. In order to implement practices in a bilingual setting, it’s necessary to constantly reflect on them, to make sure they are not static and are adjusted to the children and the surrounding community.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino Do 1ºCiclo Do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de agosto de 2020

Keywords

Bilinguismo Educação bilingue Práticas pedagógicas 1º CEB Bilingualism bilingual Education Pedagogical practices Lower Junior School

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