Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Adolescentes de aldeias SOS: Capacidades, dificuldades, suporte social e satisfação com a vida

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10283.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Pretendeu-se investigar quais as capacidades e dificuldades de adolescentes retirados à sua família biológica e inseridos em aldeias SOS, bem como a sua satisfação com a vida e suporte social. Para este efeito, inquirimos 35 adolescentes (18 raparigas e 17 rapazes, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos), suas mães sociais e directores de turma. Os instrumentos aplicados neste estudo foram o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strehgths and Difficulties Questionnaire de Goodman 1997, 2001; Fleitlich, Loureiro, Fonseca e Gaspar, 2004), o Questionário de Suporte Social (Social Support Questionnaire - SSQ-R, Sarason, Sarason, Shearin, & Pierce, 1987; Moreira, Andrez, Moleiro, Silva, Aguiar, & Bernardes, 2002) e a Escala Multidimensional Satisfação com a Vida para Adolescentes (Segabinazi, Giacomoni, Dias, Teixeira & Moraes, 2010). Mães sociais e professores nem sempre apresentaram respostas concordantes, o que poderá ser justificado pela diversidade de comportamentos do adolescente em contextos diferentes. As respostas das mães e dos professores apontam para dificuldades, nalgumas dimensões do SDQ, nomeadamente problemas de comportamento (ambos os informantes), sintomas emocionais (Mães sociais) e problemas com colegas (Mães sociais); na escala de comportamento pró-social, regista-se uma avaliação maioritariamente positiva de ambos os informantes. Os jovens referem algumas pessoas na sua rede de suporte (entre 1 e 4), principalmente os amigos e a mãe (social), manifestando claramente a sua satisfação com este apoio disponível e com a vida, especialmente no domínio Amizade. Os resultados sugerem a importância do apoio e intervenção com crianças e adolescentes privados de cuidados parentais, no sentido de amenizar algumas das suas dificuldades.
ABSTRACT: It was intended to investigate what capabilities and difficulties of adolescents withdrawn its biological family and inserted into villages SOS, their satisfaction with life and social support. For this purpose, 35 adolescents (18 girls and 17 boys, aged between 14 and 16 years), their mothers and teachers, were inquired. The instruments used in this study were the Strengths and Difficulties Questionnaire (Strengths and Difficulties Questionnaire, Goodman 1997, 2001; Fleitlich, Loureiro, Fonseca & Gaspar, 2004), the Social Support Questionnaire (Social Support Questionnaire - SSQ-R Sarason, Sarason, Shearin, & Pierce, 1987; Moreira, Andrez, Miller, Smith, Aguiar & Bernardes, 2002) and the Multidimensional Scale of Life Satisfaction for Adolescents (Segabinazi et al, 2010). Social mothers and teachers do not always show consistent responses, which may be explained by the diversity of adolescent behaviors in different contexts. The responses of mothers and teachers point to difficulties in some dimensions of the SDQ, including behavior problems (both informants), emotional symptoms (social mothers) and problems with peers (social mothers); in the scale of prosocial behavior, there is a mostly positive review of both informants. Adolescents refer some people in their support network (between 1 and 4), mainly friends and mother (social), clearly expressing its satisfaction with this support available and with life, especially in the field Friendship. The results suggest the importance of support and intervention with children and adolescents deprived of parental care, in order to alleviate some of their difficulties.

Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Adolescência Institucionalização Aldeias SOS Capacidades e dificuldades Suporte social Satisfação com a vida Adolescence Institutionalization SOS villages Strengths and difficulties Social support Life satisfaction

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário

CC License