Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Observação inspirada em revisão por pares

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Lopes+&+Sanches.pdf164.19 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho examina a convergência entre a observação de pares na docência no ensino superior e o processo de revisão por pares na publicação científica. Realizámos um estudo preliminar para analisar as estratégias utilizadas por professores do ensino superior ao avaliar práticas de ensino, por meio da observação, e comparámos esses resultados com o rigor da revisão por pares no contexto da publicação científica. O objetivo central é comparar práticas de qualidade em dois ecossistemas distintos: o ambiente académico, onde colegas de ensino observam e avaliam métodos de ensino, e o campo da publicação científica, onde revisores por pares avaliam a qualidade e originalidade da investigação. Este estudo é baseado em uma revisão da literatura, enquadrando a análise em parâmetros descritivos. Os resultados mostram semelhanças na importância da reflexão crítica e análise rigorosa, evidenciando uma convergência nas perceções dos participantes sobre a necessidade de feedback construtivo e orientação específica para promover o desenvolvimento profissional. Ambos os processos contribuem significativamente para a qualidade e o progresso nas suas respetivas esferas, destacando a importância de práticas eficazes de avaliação em ambientes académicos e científicos.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Lopes, S., & Sanches, T. (2024). Observación inspirada en la revisión por pares: Una herramienta estratégica para validar la calidad de la pedagogía Peer-review-inspired observation: a strategic tool for validating the quality of pedagogy. Ibersid, 18(1), 175–180. https://doi.org/10.54886/ibersid.v18i1.4996

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue