Publication
Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância – Uma via para a diferenciação pedagógica e inclusão
dc.contributor.author | Santos, Paula | |
dc.contributor.author | Portugal, Gabriela | |
dc.contributor.author | Libório, Ofélia | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Aida | |
dc.contributor.author | Campos Abrantes Bromberg, Natália | |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Fernandes | |
dc.contributor.author | Gois, Sonia | |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T14:49:37Z | |
dc.date.available | 2018-06-25T14:49:37Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O projecto de investigação-acção Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças1 focalizou-se no desenvolvimento de um instrumento para apoio à Prática Pedagógica em contextos de Educação de Infância, facilitando a relação entre as práticas de observação, avaliação e edificação curricular, protagonizadas pelos educadores, como via para a diferenciação pedagógica e inclusão. No enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME, 1997) e inspirado no Process-Oriented Child Monitoring System (Laevers, Vandenbusschh, Kog, & Depondt, 1997), o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) assenta numa atitude do adulto/educador caracterizada por atenção, respeito e confiança nas competências da criança e propõe um ciclo contínuo de observação – avaliação/reflexão – intervenção, em que as variáveis processuais Implicação e Bem-Estar Emocional são os parâmetros que permitem ao educador continuamente aferir as características contextuais/oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que oferece às crianças – individualizando e optimizando a intervenção. Neste artigo, partilharemos alguns aspectos ilustrativos de virtualidades do SAC na intervenção junto de crianças a experienciar dificuldades emocionais e/ou de desenvolvimento, em contexto de jardim-de-infância. | pt_PT |
dc.description.abstract | The action-research project Evaluation in Early Childhood Education – Children Follow-up Instrument has been focused on developing an instrument to support Pedagogical Practice in Early Childhood settings, in order to facilitate the relationship between observation, assessment and curriculum development, as a route to pedagogical differentiation, based on the experiential attitude of the early childhood teacher (ECT). In the framework of the Curricular Orientations for Pre-School Education (ME, 1997) and inspired in the Process-Oriented Child Monitoring System (Laevers, Vandenbuss chh, Kog, & Depondt, 1997), the children follow-up instrument is founded on an attitude 146 characterized by respect, attention and trust on the competencies of the child, and it proposes a continuo us cycle of observation – assessment/reflection – intervention, where the process variables Involvem ent and Emotional Well-Being are the parameters that aloud the ECT to continuousl y assert the context characteristics/learning and development opportunities he/she offers the childre n – individualiz ing and optimizing the intervention. In this article, we’ll share some aspects highlighting the value of the instrument, when the aim is to intervene with pre-school children who are experiencing emotion al and/or developmental difficulties. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6442 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.relation | FCOMP-01-0124-FEDER-007103 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Atitude experiencial | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Crianças em dificuldade | pt_PT |
dc.subject | Diferenciação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Implicação e bem-estar emocional | pt_PT |
dc.subject | Assessment | pt_PT |
dc.subject | Experiential attitude | pt_PT |
dc.subject | Involvement and emotional well-being | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical differentiation | pt_PT |
dc.title | Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância – Uma via para a diferenciação pedagógica e inclusão | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 147 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 135 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | XXIX | pt_PT |
person.familyName | Portugal | |
person.familyName | Figueiredo | |
person.familyName | Campos Abrantes Bromberg | |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Gabriela | |
person.givenName | Aida | |
person.givenName | Natália | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | 2567161 | |
person.identifier.ciencia-id | 8D18-D819-A88F | |
person.identifier.ciencia-id | A214-FA2D-E243 | |
person.identifier.ciencia-id | E118-90E9-A1E5 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5557-3357 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9580-6888 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7994-2428 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1399-6674 | |
person.identifier.rid | K-5584-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 14029199600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4963401e-535d-4284-a4b5-0a8b98bd0786 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8d062fdc-1acc-412b-b929-5169326b9222 | |
relation.isAuthorOfPublication | d2140deb-48eb-4063-8ad8-b2612299fb55 | |
relation.isAuthorOfPublication | aa60155d-2378-4f36-9055-aa2b8d534f5f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa60155d-2378-4f36-9055-aa2b8d534f5f |