Repository logo
 
Publication

Um sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância – Uma via para a diferenciação pedagógica e inclusão

dc.contributor.authorSantos, Paula
dc.contributor.authorPortugal, Gabriela
dc.contributor.authorLibório, Ofélia
dc.contributor.authorFigueiredo, Aida
dc.contributor.authorCampos Abrantes Bromberg, Natália
dc.contributor.authorSilva, Carlos Fernandes
dc.contributor.authorGois, Sonia
dc.date.accessioned2018-06-25T14:49:37Z
dc.date.available2018-06-25T14:49:37Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO projecto de investigação-acção Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças1 focalizou-se no desenvolvimento de um instrumento para apoio à Prática Pedagógica em contextos de Educação de Infância, facilitando a relação entre as práticas de observação, avaliação e edificação curricular, protagonizadas pelos educadores, como via para a diferenciação pedagógica e inclusão. No enquadramento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME, 1997) e inspirado no Process-Oriented Child Monitoring System (Laevers, Vandenbusschh, Kog, & Depondt, 1997), o Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC) assenta numa atitude do adulto/educador caracterizada por atenção, respeito e confiança nas competências da criança e propõe um ciclo contínuo de observação – avaliação/reflexão – intervenção, em que as variáveis processuais Implicação e Bem-Estar Emocional são os parâmetros que permitem ao educador continuamente aferir as características contextuais/oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento que oferece às crianças – individualizando e optimizando a intervenção. Neste artigo, partilharemos alguns aspectos ilustrativos de virtualidades do SAC na intervenção junto de crianças a experienciar dificuldades emocionais e/ou de desenvolvimento, em contexto de jardim-de-infância.pt_PT
dc.description.abstractThe action-research project Evaluation in Early Childhood Education – Children Follow-up Instrument has been focused on developing an instrument to support Pedagogical Practice in Early Childhood settings, in order to facilitate the relationship between observation, assessment and curriculum development, as a route to pedagogical differentiation, based on the experiential attitude of the early childhood teacher (ECT). In the framework of the Curricular Orientations for Pre-School Education (ME, 1997) and inspired in the Process-Oriented Child Monitoring System (Laevers, Vandenbuss chh, Kog, & Depondt, 1997), the children follow-up instrument is founded on an attitude 146 characterized by respect, attention and trust on the competencies of the child, and it proposes a continuo us cycle of observation – assessment/reflection – intervention, where the process variables Involvem ent and Emotional Well-Being are the parameters that aloud the ECT to continuousl y assert the context characteristics/learning and development opportunities he/she offers the childre n – individualiz ing and optimizing the intervention. In this article, we’ll share some aspects highlighting the value of the instrument, when the aim is to intervene with pre-school children who are experiencing emotion al and/or developmental difficulties.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6442
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relationFCOMP-01-0124-FEDER-007103pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAtitude experiencialpt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectCrianças em dificuldadept_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectImplicação e bem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectExperiential attitudept_PT
dc.subjectInvolvement and emotional well-beingpt_PT
dc.subjectPedagogical differentiationpt_PT
dc.titleUm sistema de acompanhamento das crianças (SAC) em jardim-de-infância – Uma via para a diferenciação pedagógica e inclusãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage147pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXXIXpt_PT
person.familyNamePortugal
person.familyNameFigueiredo
person.familyNameCampos Abrantes Bromberg
person.familyNameSilva
person.givenNameGabriela
person.givenNameAida
person.givenNameNatália
person.givenNameCarlos
person.identifier2567161
person.identifier.ciencia-id8D18-D819-A88F
person.identifier.ciencia-idA214-FA2D-E243
person.identifier.ciencia-idE118-90E9-A1E5
person.identifier.orcid0000-0001-5557-3357
person.identifier.orcid0000-0002-9580-6888
person.identifier.orcid0000-0001-7994-2428
person.identifier.orcid0000-0002-1399-6674
person.identifier.ridK-5584-2013
person.identifier.scopus-author-id14029199600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4963401e-535d-4284-a4b5-0a8b98bd0786
relation.isAuthorOfPublication8d062fdc-1acc-412b-b929-5169326b9222
relation.isAuthorOfPublicationd2140deb-48eb-4063-8ad8-b2612299fb55
relation.isAuthorOfPublicationaa60155d-2378-4f36-9055-aa2b8d534f5f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa60155d-2378-4f36-9055-aa2b8d534f5f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_29(1)_135.pdf
Size:
130.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: