Advisor(s)
Abstract(s)
No sentido de contribuir para o desenvolvimento da investigação na área da avaliação
da Psicologia Clínica e Psicoterapia em Portugal, o presente estudo construiu e iniciou a
validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos utentes, clientes e pacientes de
Psicologia ou Psicoterapia (ASPP), assente num modelo tridimensional de avaliação da
qualidade do serviço prestado em cuidados de saúde. Pretendeu também estudar: i) o nível de
satisfação com a qualidade dos serviços de Psicologia Clínica e Psicoterapia, e a sua
correlação com sintomas psicopatológicos e de funcionamento, e ii) a perceção que a
população não clínica ou que nunca foi utente destes serviços têm das necessidades em
recorrer a estes mesmos serviços.
Analisou-se a validade e fidelidade do instrumento criado, bem como a associação e
influências entre variáveis sócio-demográficas e de consulta, e encontraram-se correlações
entre satisfação pelo ASPP, e sintomas e funcionamento pelo CORE-OM.
Os resultados justificam a pertinência do potencial de desenvolvimento do instrumento
(ASPP) para: i) avaliar o nível de satisfação dos utentes com a qualidade do serviço de
Psicologia ou Psicoterapia; ii) avaliar o desempenho do clínico para melhoria da qualidade do
próprio serviço; e iii) divulgar os resultados por interesse científico. ------- ABSTRACT ------ In order to contribute to the development of research in the evaluation field of
Clinical Psychology and Psychotherapy in Portugal, the present study built and started the
validation of an instrument whose aim is to assess the level of satisfaction of Psychology and
Psychotherapy users, clients and patients (ASPP). This evaluation instrument was based on a
three dimensional model of evaluation regarding the quality of services delivered in Health
care.
The current study also aimed at studying i) the level of satisfaction with the quality of
the Psychology and Psychotherapy services and their correlation with psychopathological
and functioning symptoms; ii) the perception of the people who have never used these
services of the need to resort to them.
The validity and fidelity of the evaluation instrument was tested as well as the
association and influences between the socio-demographic variables and the consultation, and
it was possible to find correlations between satisfaction with ASPP and symptoms and
functioning by CORE-OM.
The results justify the relevance of the potential of the ASPP instrument to: i) assess
the users’ level of satisfaction with the quality of the Psychology and Psychotherapy services;
ii) assess the professional’s performance for the improvement of service quality; and iii) to
disclose the results of scientific interest.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Keywords
Avaliação Satisfação Utentes Psicologia Psicoterapia Assessment Satisfaction Users Psychology and psychotherapy
