Repository logo
 
Publication

E se perguntássemos aos Sem-Abrigo 3 t t Satisfação e necessidades percepcionadas face aos serviços, num abrigo de Lisboa

dc.contributor.authorSousa, Fernando M. V.
dc.contributor.authorAlmeida, Sandra M.
dc.date.accessioned2018-09-05T12:46:57Z
dc.date.available2018-09-05T12:46:57Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractEfectuou-se um levantamento das necessidades, preferências, e níveis de satisfação de uma amostra de indivíduos Sem-Abrigo face a vários serviços sociais. De uma forma prospectiva, analisou-se ainda a influência de vários factores na utilização desses serviços. A recolha de dados realizou-se num abrigo da cidade de Lisboa junto de 16 indivíduos do sexo masculino através de uma observação participante, da utilização de um questionário, e da consulta de registos internos da instituição. Os serviços indicados como sendo os mais necessários no Último ano foram os relacionados com a obtenção de alimentação, vestuário, e abrigo, identificação e avaliação de necessidades, assistência médica (para problemas de saúde física), informação e protecção de direitos, emprego e cuidados dentários. A maior parte dos participantes considerou que a maioria dos serviços não iam ao encontro das suas necessidades. Consideraram ainda que os técnicos não se empenhavam o suficiente. Os resultados obtidos, apontam para a necessidade de desenvolver sistemas de apoio que se adaptem às necessidades, às especificidades e aos «ritmos» da população Sem-Abrigopt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This article consists on a needs, preferences, and levels of satisfaction assessment of a sample of homeless persons with several services in the community. In a prospective form the influence of several factors in the use of those services has also been studied. The data collection took place in a Lisbon shelter by screening 16 homeless men. Data were collected during a pariicipant observation, through a questionnaire and by the consultation of internai documents. The services who’s need was more frequently pointed out by the participants, concerning the previous year, was help getting food, clothing, and shelter, assessment of their needs for services, medical care (for physical health problems), information and protection of own rights, employment, and dental care. Most participants did not recognize service’s ability to help them. They consider professional’s commitment as being insufficient. The results gathered, point out to the need of developing support systems that are adaptable to the needs, specificity’s and «timings» of lhe homeless population.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnalise Psicologica, XIX(2), 299-312pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6576
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSem-abrigopt_PT
dc.subjectNecessidadespt_PT
dc.subjectUtilização dos serviçospt_PT
dc.subjectSatisfação com serviçospt_PT
dc.subjectHomelesspt_PT
dc.subjectNeedspt_PT
dc.subjectService usept_PT
dc.subjectService satisfactionpt_PT
dc.titleE se perguntássemos aos Sem-Abrigo 3 t t Satisfação e necessidades percepcionadas face aos serviços, num abrigo de Lisboapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage312pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage299pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXIXpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_19(2)_299.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: