Repository logo
 
Publication

Competências literacia emergente e desempenho da leitura e escrita em crianças do pré-escolar

dc.contributor.advisorSalvador, Liliana Ferreira dos Santos
dc.contributor.authorFerreira, Raquel Costa
dc.date.accessioned2024-01-11T14:51:35Z
dc.date.available2024-01-11T14:51:35Z
dc.date.issued2023-12-05
dc.date.submitted2024-01-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Liliana Salvador, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractA literacia emergente tem vindo a demonstrar um papel importante no pré-escolar, pois contribui para a construção de bases para a aprendizagem da leitura e escrita, envolvendo competências como consciência fonológica, conhecimento das letras do alfabeto e dos seus respetivos sons, escritas inventadas e nomeação rápida. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho consistiu na caracterização das competências de literacia emergente em alunos entre os 5 e 6 anos a frequentar o último ano do pré-escolar. Adicionalmente, procurou-se perceber de que modo estão relacionadas as competências em consciência fonológica, conhecimento do alfabeto e nomeação rápida com as capacidades precoces de leitura e escrita das crianças. No total, participaram 51 crianças de três turmas de pré-escolar de uma escola privada: Sala 1 (turma heterogénea), Sala 2(turma homogénea), Sala 3 (turma homogénea) – isto é, a turma heterogénea (ou mista) integrava alunos de 4/5 anos e a turma homogénea integrava apenas alunos de 5/6 anos. Para a caracterização das competências das crianças foram utilizadas as seguintes provas: conhecimento do nome e som das letras, duas provas (classificação da sílaba inicial e do fonema inicial) da Bateria de Provas de Consciência fonológica (Silva, 2002), prova de leitura emergente, prova de escritas inventadas e nomeação rápida. Os resultados obtidos permitem-nos perceber, em comparação com os resultados de outros estudos realizados com crianças do pré-escolar, que as crianças apresentam baixos scores na maioria das competências avaliadas, tendo-se verificado associações significativas entre as variáveis relativas à consciência fonológica (silábica e fonémica) e nome e som das letras e a leitura e escrita. Ao contrário de muitos estudos nesta área, não foi encontrada associação significativa entre a nomeação rápida e a leitura e escrita.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Emergent literacy has been demonstrating an important role in preschool, as it contributes to the construction of bases for learning to read and write, involving skills such as phonological awareness, knowledge of the letters of the alphabet and their respective sounds, invented spelling and rapid naming. In this sense, the main objective of this work is to characterize emerging literacy skills in students between 5 and 6 years old attending the last year of pre-school. Furthermore, we realized that skills in phonological awareness, alphabet knowledge and rapid naming are related to children's early reading and writing abilities. In total, 51 children from three preschool classes at a private school participated: Sala 1 (heterogeneous class), Sala 2 (homogeneous class), Sala 3 (homogeneous class) – that is, the heterogeneous (or mixed) class was part of 4/5 year old students and the homogeneous class only included 5/6 year old students. To characterize the children's skills, the following tests were used: knowledge of the name and sound of letters, two tests (classification of the initial syllable and the initial phoneme) from the Phonological Awareness Test Battery (Silva, 2002), emergent reading test, proof of invented spelling and rapid naming. The results obtained allow us to understand, in comparison with the results of other studies carried out with preschool children, that children present low scores in most of the skills assessed, having selected significant associations between the variables related to phonological awareness (syllabic and phonemic), name and sound of letters, reading and writing. Contrary to many studies in the area, no significant association was found between rapid naming and reading and writing.pt_PT
dc.identifier.tid203442962pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9480
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectLetraspt_PT
dc.subjectSonspt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectNomeação rápidapt_PT
dc.subjectEmerging literacypt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectLetterspt_PT
dc.subjectSoundspt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectRapid namingpt_PT
dc.titleCompetências literacia emergente e desempenho da leitura e escrita em crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26646_Raquel_Ferreira_Dissertação.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: