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Perfil de funcionamento executivo na síndrome de Asperger.
dc.contributor.author | Teles, Soraia | |
dc.contributor.author | Vicente, Selene G. | |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T18:20:40Z | |
dc.date.available | 2017-05-17T18:20:40Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | As Funções Executivas assumem um papel de supervisão e de auto-regulação da atividade cognitiva, respostas emocionais e comportamento do indivíduo. Défices executivos são centrais em inúmeras perturbações adquiridas e desenvolvimentais, como acontece no caso específico das Perturbações do Espectro do Autismo. Com o objetivo de contribuir para a caraterização e diagnóstico diferencial de quadros clínicos associados a défices executivos, investigação recente tem investido no estudo de perfis executivos em populações clínicas.No presente estudo procedeu-se à caracterização do funcionamento executivo numa população infantil com Síndrome de Asperger (N = 15; M = 9.6 anos) e num grupo sem perturbações de desenvolvimento emparelhado nas variáveis sexo, idade e inteligência não-verbal. Os domínios executivos avaliados foram o planeamento, iniciativa, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, auto-monitorização, uso de feedback e regulação emocional. Os resultados sugerem um comprometimento executivo global no grupo clínico, sendo o desempenho significativamente inferior ao do grupo normativo em todas as provas. A capacidade de planeamento (resultado na prova Key Search da bateria BADS-C) funcionou como a melhor preditora do grupo de pertença (clínico vs. não-clínico), sugerindo uma supremacia de défice executivo neste sub-domínio na Síndrome de Asperger. Adicionalmente, o inventário parental DEX-C (bateria BADS-C) revelouse um bom preditor do grupo de pertença, colocando em destaque a relevância da utilização de instrumentos de avaliação comportamental na caracterização de perfis executivos. Os resultados obtidos serão apresentados e discutidos no contexto de modelos teóricos e dados empíricos recentes, dando particular relevo às implicações a nível educativo na Síndrome de Asperger. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1433-1447). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5466 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Perfil de funcionamento executivo na síndrome de Asperger. | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1447 | pt_PT |
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rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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