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A relação entre estilos parentais e autorregulação emocional no tempo de ecrã

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Abstract(s)

Introdução: A adolescência é uma fase crucial no desenvolvimento emocional e social, marcada pelo aumento do uso de tecnologias digitais, o que pode levar a sedentarismo, problemas de sono, isolamento social e, em casos extremos, dependência tecnológica. Este estudo investiga a relação entre estilos parentais, estratégias de regulação emocional e Tempo de Ecrã em adolescentes de 12 a 16 anos, com base em pesquisas que sugerem a influência dessas variáveis nos hábitos tecnológicos. Método: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal e correlacional com 158 adolescentes, utilizando três instrumentos: um questionário sociodemográfico, o Questionário de Autoridade Parental (QAP) para avaliar estilos parentais (democrático, autoritário e permissivo) e o Questionário de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes (QRE-CA), que mede estratégias de reavaliação cognitiva e supressão emocional. Resultados: A análise estatística indicou ausência de interação significativa entre estilos parentais e estratégias de regulação emocional sobre o Tempo de Ecrã. Não foram encontradas diferenças significativas entre sexos e a prática de atividades extracurriculares. Contudo, observou-se uma correlação positiva significativa entre o estilo parental democrático e estratégias adaptativas de autorregulação. Conclusão: Embora estilos parentais e regulação emocional sejam importantes para o desenvolvimento juvenil, os resultados sugerem que fatores externos, como a influência dos pares e o contexto tecnológico, podem ter maior efeito na gestão do Tempo de Ecrã.
Introduction: Adolescence is a crucial phase for emotional and social development, marked by increased use of digital technologies, which can lead to sedentary behavior, sleep problems, social isolation, and, in extreme cases, technology addiction. This study examines the relationship between parenting styles, emotional regulation strategies, and screen time in adolescents aged 12 to 16, based on research suggesting the influence of these variables on technology habits. Method: A quantitative, cross-sectional, and correlational study was conducted with 158 adolescents, using three instruments: a sociodemographic questionnaire, the Parental Authority Questionnaire (PAQ) to assess parenting styles (democratic, authoritarian, and permissive), and the Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA), which measures cognitive reappraisal and emotional suppression strategies. Results: Statistical analysis indicated no significant interaction between parenting styles and emotional regulation strategies in their effect on screen time. No significant differences were found between genders or extracurricular activity participation. However, a significant positive correlation was observed between the democratic parenting style and adaptive self-regulation strategies. Conclusion: While parenting styles and emotional regulation are important for adolescent development, the findings suggest that external factors, such as peer influence and the current technological context, may play a more significant role in screen time management.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Adolescência Estilos parentais Regulação emocional Tempo de ecrã Adolescence Parenting styles Emotion regulation Screen time

Citation

Rosa, M. (2024). A relação entre estilos parentais e autorregulação emocional no tempo de ecrã [Dissertação de Mestrado]. Ispa – Instituto Universitário.

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