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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste trabalho aborda-se a temática da interacção mãe-criança tendo como referência a Teoria Sociocultural do Desenvolvimento de Vygotsky.
Na sequência dos trabalhos de Palacios e Gonzalez, analisaram-se as estratégias utilizadas pelas mães visando distanciar a criança das qualidades perceptivas imediatas e estimulando o desenvolvimento do pensamento simbólico, tal como aparece operacionalizado na Teoria do Distanciamento de Sigel.
Neste sentido, realizou-se um estudo exploratório incidindo na análise de situações interactivas mãe-criança em torno de um material gráfico, com crianças de 4 anos. Esta mesma situação foi explorada com três amostras, que integravam díades de Lisboa e do Porto. Nas duas primeiras contrastataram-se dois subgrupos em função da qualidade de estimulação do ambiente familiar e na última o contraste foi feito com base no nível de escolaridade da mãe. Para a análise das situações interactivas adaptou-se e desenvolveu-se uma grelha de codificação a partir de um sistema proposto por Gonzalez num trabalho de 1993.
Os resultados encontrados permitem definir diferentes estilos ou padrões interactivos e deixar sugestões no sentido de aperfeiçoar o sistema de codificação utilizado.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada