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Authors
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Abstract(s)
Cento e quarenta crianças de seis a doze
anos de idade foram individualmente observadas
através da técnica de colocação de bonecos. Numa primeira tarefa foram solicitadas a arrumar um conjunto de 15 bonecos sobre uma folha de papel, explicando quem eram e o que faziam os bonecos. Noutra tarefa deviam escolher dois bonecos quaisquer e colocá-los sobre o papel supondo que conversavam e que mantinham entre si diferentes tipos de relação social.
Mediu-se a distância que separava os bonecos em cada uma destas relações propostas, e o resultado foi submetido ao Teste de Friedman, não revelando diferenças significativas entre as situações de relação social propostas, nem entre as faixas etárias observadas.
A colocação de bonecos na primeira tarefa revelou padrões de organização que variam conforme o grau de desenvolvimento psicológico da criança. A partir de uma organização
incipiente aos 6 anos, evolui para
a formação de uma «fila» aos 7-8, seguida
do «agregado» que predomina aos 9, e dá
lugar à formação de pequenos grupos em
interacção face a face após os 10 anos. Estes
dados foram discutidos nos termos da teoria
de Piaget.
Os dados verbais fornecidos pelos diálogos
atribuídos aos bonecos na segunda tarefa
revelaram um aumento progressivo da complexidade
e da diferenciação do conhecimento
social com a idade. ------ ABSTRACT ------ One hundred forty six-to-twelve-year old
children were individualy asked to freely
place a set of 15 dolls on a paper sheet, and
afterwards to place them two at a time in
interaction, as well as to invent a supposed
talk they would have at different social
relationships. The distances at which dolls
were placed were measured, and analysed
by the Friedman Test, yielding no generalized
significant differences, either between
supposed social relationships or between
sujects ages. Doll placement in the first task showed several patterns of organization. Beginning with incipient organization at 6 years, doll placement gets increased order at 7-8 in a «queue» line wich gives place to an «agregate» at 9, and finally to «small groups» in a face-to-face interaction.
these data were interpreted as showing an increasing structuration of social knowledge, as proposed by Piaget's theory.
Analysis of verbal content of the doll's conversations invented by the subjects showed an increasing complexity and differentiation with increased age.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Análise Psicológica, 4 (2), 183-196
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
