Repository logo
 
Publication

Perceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aula

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, José Castro
dc.contributor.authorPinto, Maria Ana Gonçalves
dc.date.accessioned2024-10-30T12:03:05Z
dc.date.available2024-10-30T12:03:05Z
dc.date.issued2024-09-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractA liderança escolar é consensualmente caracterizada como uma função bastante exigente, onde os líderes revelam frequentemente sintomas associados ao stress e burnout. As adversidades inerentes às suas funções resultam muitas vezes na sobrecarga laboral e comprometimento do seu bem-estar pessoal e profissional. Neste sentido, a presente investigação procurou descrever a relação entre o bem-estar laboral das lideranças escolares, as suas as perceções de eficácia coletiva e as suas crenças sobre inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aula, variáveis empiricamente descritas como influentes do bem-estar. Para tal, contou-se com a participação voluntária de 251 líderes escolares, 25.5% do género masculino e 74.5% do género feminino, com experiência de cargos de liderança entre os 0 e os 40 anos, que responderam a quatro questionários relativos às temáticas em estudo. Os resultados deste estudo confirmaram a existência de correlações positivas e significativas entre a maioria das variáveis em estudo, revelando algumas dimensões dos indicadores avaliados como preditores significativos do bem-estar físico e mental. Tais resultados mostraram-se reveladores, e evidenciaram a complexidade das interações entre estas variáveis. Confirmaram-se na totalidade algumas das hipóteses e parcialmente outras, mostrando, de forma geral, que o bem-estar físico, mental e laboral se relaciona com as perceções de eficácia coletiva e com as crenças acerca da inclusão de alunos com comportamento perturbador.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: School leadership is consensually characterized as a very demanding role, where leaders often reveal excessive symptoms associated with stress and burnout. The adversities inherent to their roles often result in work overload and compromising their personal and professional well-being. In this regard, the present research sought to describe the relationship between physical, mental and labour well-being of school leaders, their perceptions of collective efficacy and their beliefs about the inclusion of students with disruptive behaviour in the classroom, variables empirically described as influencing well-being. To this end, there was the voluntary participation of 251 school leaders, 25.5% male and 74.5% female, with experience in leadership positions between 0 and 40 years, who responded to four questionnaires relating to the themes under study. The results of this study confirmed the existence of positive and significant correlations between most of the variables under study, revealing some dimensions of the indicators evaluated as significant predictors of physical and mental well-being at work. Such results were revealing and highlighted the complexity of the interactions between these variables. Some of the hypotheses were fully confirmed and others partially, showing, in general, that physical, mental and work well-being is related to perceptions of collective efficacy and beliefs about the inclusion of students with disruptive behaviour.pt_PT
dc.identifier.tid203711459pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10005
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectBem-estar laboralpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectComportamento disruptivopt_PT
dc.subjectEficácia coletivapt_PT
dc.subjectPrincipalspt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectDisruptive behaviourpt_PT
dc.subjectTeacher collectivept_PT
dc.subjectEfficacypt_PT
dc.titlePerceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aulapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27638.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: