Repository logo
 
Publication

Dinâmicas grupais na adolescência

dc.contributor.authorPereira, Maria Gouveia
dc.contributor.authorPedro, Isaura
dc.contributor.authorAmaral, Virgílio Ribeiro
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco
dc.date.accessioned2012-03-15T21:14:00Z
dc.date.available2012-03-15T21:14:00Z
dc.date.issued2000
dc.description.abstractDiversos estudos têm evidenciado que o grupo de amigos assume para os adolescentes importância a vários níveis: suporte instrumental e emocional, ajuda na resolução das tarefas desenvolvimentais e na construção da identidade (Alves Martins, 1998; Gouveia-Pereira, 1995, 1998; Palmonari, Pombeni & Kirchler, 1990, 1991, 1992; Sherif, 1984). Na linha dos trabalhos de Tajfel (1982, 1983) acerca das relações intergrupais e segundo Cotterel (1996), o grupo proporciona experiências emocionais positivas, através da aceitação e reconhecimento do indivíduo, em contrapartida, o indivíduo ganha no sentido da pertença, da solidariedade entre os membros do grupo. Definimos como objectivo analisar a percepção que os adolescentes têm do seu grupo de pares e dos outros grupos, num estabelecimentos escolar na área de Lisboa. Para analisar essa percepção, procurámos contemplar a formação e o percurso do grupo, locais de encontro, dimensões identitárias e avaliativas, e em função destas, compreender a diferenciação relativamente aos outros grupos, junto de 42 adolescentes. A amostra foi constituída por 42 adolescentes a frequentar os 7.º e 9.º anos de escolaridade. Para a recolha dos dados utilizaram-se metodologias qualitativas com entrevistas de grupo aprofundadas. Os resultados evidenciam que a formação dos grupos é fortemente influenciada pela dinâmica escolar. Ao nível das relações intergrupais a forma como os adolescentes se diferenciam dos outros grupos é diferente consoante se encontram no 7.º ano ou no 9.º ano. Os do 9.º ano apresentam maior capacidade de diferenciação relativamente aos outros grupos, e diferenciam- se através de dimensões, quer avaliativas quer de natureza mais comportamental, enquanto os do 7.º ano apenas o fazem através desta última dimensão. ------ ABSTRACT ------ Several studies showed that adolescent peer group play an important role at different levels: they are a source of instrumental and emotional support, developmental tasks resolution and construction of identity (Alves Martins, 1998; Gouveia-Pereira, 1995, 1998; Palmonari, Pombeni & Kirchler, 1990; 1991; 1992 & Sherif, 1984). Following the research of Tajfel (1982, 1983) on intergroup relations and the findings of Cotterel (1996) it is stated that the group gives positive emotional experiences through acceptance and recognition of the individual, and the adolescent gains the feeling of belonging and solidarity between group members. The goal of the present study is to analyze the adolescent’ perception of their peer. The formation and history of the peer group, meeting places, dimensions of identity and of evaluation were analyzed in order to better understand the groups’ identity in relation to other groups. Participants were 42 adolescents from the 7th and the 9th year of secondary school. In order to collect the data qualitative group interviews were conducted. Results showed that group formation is strongly influenced by school dynamics. School year plays a role at the level of the perception of intergroup relations. Adolescents from 9th year show a greater capacity for differentiation in relation to other groups wile younger students only differentiated the other groups through behavior dimensions.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 18 (2), 191-201por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1268
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectGrupo de parespor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPeer groupspor
dc.subjectSocial Identitypor
dc.subjectAdolescencepor
dc.titleDinâmicas grupais na adolescênciapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage201por
oaire.citation.startPage191por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
person.familyNameGouveia Pereira
person.familyNamePeixoto
person.givenNameMaria
person.givenNameFrancisco
person.identifier347584
person.identifier.ciencia-id4111-0C3E-B0CA
person.identifier.ciencia-id081A-0164-EFAB
person.identifier.orcid0000-0001-7814-466X
person.identifier.orcid0000-0001-7193-2284
person.identifier.ridM-4348-2013
person.identifier.scopus-author-id57203935600
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationfa616860-69f3-474e-a32f-cc69ecca2c56
relation.isAuthorOfPublication65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 18 (2) 191-201.pdf
Size:
37.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: