Repository logo
 
Publication

Fadiga ocupacional e processos de regulação emocional: Um estudo exploratório com tripulantes de cabine

dc.contributor.advisorOliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'
dc.contributor.authorZambujal, Ricardo Miguel Santinhos
dc.date.accessioned2014-04-02T18:01:48Z
dc.date.available2014-04-02T18:01:48Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractO presente estudo pretende fornecer evidências empíricas das potenciais consequências da organização dos horários de trabalho, das caraterísticas do trabalho e das experiências de recuperação nos níveis de fadiga percepcionados no início e no final do PSV. A literatura evidencia como indicadores da fadiga ocupacional: a distinção entre voos de NB e WB, o planeamento da escala de trabalho, a “dívida” de sono e a duração do período de tempo em que se está acordado. Um total de 51 tripulantes de cabine participaram neste estudo, transversalmente em 82 PSV categorizados em NB e WB. Para avaliar a fadiga ocupacional utilizou-se o CIS (Bultmann et al., 2000; D’Oliveira, 2012), a Fadiga Samn-Perelli (Samn & Perelli, 1982) e a Sonolência Karolinska (Åkerstedt & Gillbert, 1990). Para medir as experiências de recuperação a The Recovery Experience (Sonnentag & Fritz, 2007; D’Oliveira, 2012). Os resultados explanam o efeito e associação das variáveis inerentes ao contexto de trabalho nas medidas de fadiga ocupacional. Verificou-se que o modelo de investigação proposto, identifica a disrupção do ritmo circadiano (causada por despertares cedo e voos noturnos), o período de tempo acordado (vigília) e as experiências de recuperação como principais indicadores de fadiga ocupacional nos dois momentos de mensuração. Não existiu uma diferenciação estatisticamente significativa entre os voos categorizados, NB e WB. Verificou-se que o distanciamento psicológico é preditor da Fadiga Samn-Perelli no momento inicial; e que a Fadiga Samn-Perelli reportada no momento final tem como preditores a duração do PSV e a Fadiga Samn-Perelli no momento inicial.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to provide empirical evidences regarding the potential consequences of non-standard work schedules, job characteristics and recovery experiences in the perceived fatigue levels at the beginning and end of PSV. The literature suggests the distinction between NB and WB flights, the rostering, sleep debt and wakefulness as occupational fatigue indicators. A total of 51 flight attendants participated in this study across 82 PSV categorized in NB and WB. To assess the occupational fatigue it was used CIS (Bultmann et al., 2000; D’Oliveira, 2012), Fatigue Samn-Perelli (Samn & Perelli, 1982) and Karolinska Sleepiness Scale (Åkerstedt & Gillbert, 1990). To measure recovery experiences it was used The Recovery Experience Scale (Sonnentag & Fritz, 2007; D’Oliveira, 2012). The findings show the effect and association of variables inherent to the working context in measuring occupational fatigue. It has been found that the proposed research model identifies the circadian disruption (caused by early-birds and late calls), the extended wakefulness and recovery experiences, as key indicators of occupational fatigue in both measurement moments. There was not a significant statistical difference between flights, NB and WB. It was found that psychological detachment is a predictor of subjective fatigue Samn-Perelli in the initial moment. Both, subjective fatigue Samn-Perelli (initial moment) and time length of the PSV are predictors of fatigue levels (Samn-Perelli) in the final moment.por
dc.identifier.tid201103605
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2739
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectCaraterísticas do trabalhopor
dc.subjectFadigapor
dc.subjectExperiências de recuperaçãopor
dc.subjectVoos de médio e longo-cursopor
dc.subjectTripulantes de cabinepor
dc.subjectJob characteristicspor
dc.subjectFatiguepor
dc.subjectRecovery experiencespor
dc.subjectMedium and long-haul flightspor
dc.subjectFlight attendantspor
dc.titleFadiga ocupacional e processos de regulação emocional: Um estudo exploratório com tripulantes de cabinepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9378.pdf
Size:
10.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: