Repository logo
 
Publication

Burnout e o psicólogo educacional: O caso da ram

dc.contributor.authorSantos, Natalie
dc.contributor.authorBranco, Susana
dc.contributor.authorFreitas, Lénia
dc.contributor.authorGonçalves, Liliana
dc.contributor.authorFranco, Glória
dc.contributor.authorBeja, Maria João
dc.date.accessioned2017-04-26T09:18:42Z
dc.date.available2017-04-26T09:18:42Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é considerada um fenómeno dos tempos modernos, ostentando um lugar de destaque nas profissões que envolvem o apoio e a prestação de cuidados a outros indivíduos. A profissão de psicólogo, pelas suas especificidades, enquadra-se nos grupos de risco de desenvolvimento do Burnout daí a pertinência da investigação nesta área de forma a conhecer a realidade e posteriormente proceder ao desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção. O presente estudo equaciona um modelo integrado de Burnout e objetiva analisar os níveis de Burnout e os fatores que influenciam esta síndrome num grupo de 27 psicólogos educacionais, da educação especial. Como instrumentos de medida foram utilizados o Questionário de Stress nos profissionais de Saúde (QSPS) e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (SMBM) traduzida e adaptada por Gomes (2012). Através dos resultados obtidos verificou-se que a maior parte dos psicólogos apresenta baixos níveis de Burnout mas que outra parte significativa apresenta níveis médios a elevados, demonstrando uma heterogeneidade de resultados. Relativamente aos fatores que mais contribuem para o aumento dos níveis de stress, revelaram-se mais expressivos os aspetos relacionados com a carreira e a remuneração e o excesso de trabalho.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.627-642). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5434
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleBurnout e o psicólogo educacional: O caso da rampt_PT
dc.title.alternativeBurnout e o psicólogo educacional: O caso da rampt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage611pt_PT
oaire.citation.startPage596pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_596-611.pdf
Size:
247.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: