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Advisor(s)
Abstract(s)
A Síndrome de Burnout é considerada um fenómeno dos tempos modernos, ostentando
um lugar de destaque nas profissões que envolvem o apoio e a prestação de cuidados a outros
indivíduos. A profissão de psicólogo, pelas suas especificidades, enquadra-se nos grupos de risco
de desenvolvimento do Burnout daí a pertinência da investigação nesta área de forma a conhecer a
realidade e posteriormente proceder ao desenvolvimento de medidas de prevenção e intervenção.
O presente estudo equaciona um modelo integrado de Burnout e objetiva analisar os níveis de
Burnout e os fatores que influenciam esta síndrome num grupo de 27 psicólogos educacionais, da
educação especial. Como instrumentos de medida foram utilizados o Questionário de Stress nos
profissionais de Saúde (QSPS) e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed (SMBM) traduzida e
adaptada por Gomes (2012). Através dos resultados obtidos verificou-se que a maior parte dos
psicólogos apresenta baixos níveis de Burnout mas que outra parte significativa apresenta níveis
médios a elevados, demonstrando uma heterogeneidade de resultados. Relativamente aos fatores
que mais contribuem para o aumento dos níveis de stress, revelaram-se mais expressivos os
aspetos relacionados com a carreira e a remuneração e o excesso de trabalho.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.627-642). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada