Repository logo
 
Publication

O cérebro analfabeto : A questão da demência

dc.contributor.authorGuerreiro, Manuela
dc.contributor.authorCastro-Caldas, Alexandre
dc.contributor.authorReis, Alexandra Isabel Dias
dc.contributor.authorGarcia, Carlos
dc.date.accessioned2015-07-22T13:08:44Z
dc.date.available2015-07-22T13:08:44Z
dc.date.issued1996
dc.description.abstractO baixo nível cultural e educacional tem sido refe - rido na literatura, como um factor de risco para a doença de Alzheimer. Em Portugal, a prevalência de analfabetismo é muito alta, especialmente na faixa etária em que esta demência surge. O nosso estudo tem como objectivo estabelecer a relação entre estes dois factores, segundo a hipótese de que, se a cognição nos sujeitos de escolaridade baixa dificulta, associações semânticas (quando comparadas com as simbólicas, de nível superior) e se a doença de Alzheimer afecta, principalmente, os mecanismos semânticos e da memória, o padrão da alteração cognitiva deverá ser diferente, se compararmos duas populações de diferentes níveis educacionais. Os resultados obtidos por 64 sujeitos (46 com doença de Alzheimer e 18 controlos) e por 59 analfabetos (26 com doença de Alzheimer e 33 controlos), numa bateria de testes para demência confirma esta hipótese. Pode ser concluído que a cultura contribui para o desenvolvimento de mecanismos de associação, que estão baseados em diferentes estruturas e que podem ser considerados mais «primitivos». A doença produz efeitos, principalmente, em áreas responsáveis pelos mecanismos «primitivos» e poupa os mais sofisticados, pelo menos no inicio da evolução da doença. Palavraspor
dc.description.abstractABSTRACT: Illiteracy and low cultural level have been considered in the litterature as risk factor for Alzheimer’s disease. In Portugal the prevalence of illiteracy is very high in particular in the age brackets proper for deve - loping dementia. This study adresses the question of the relationship between the two facts, based on the following hypothesis: if cognition in low education subjects stems mainiy on semantic association (as compared to high level symbolic ones) and if Alzheimer’s disease disturbs mainly memory and semantic mechanisms, the pattern of cognitive dysfunction would be different if we compare populations of different educational levels. Results obtained by 64 literate (46 demented and 18 non-demented) and 59 illiterate (26 demented and 33 non-demented) subjects in a test battery for dementia confm the hypothesis. It can be conclude that cuiture contributes for the generation of mechanisms of association that are based on different structures that can be considered more ((primitive)). The disease process affects mainly the areas responsable for the «primitive» mechanisms and spares the more sophisticate one, at least at the begining of the evolution of the disease.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 14(2-3), 341-351por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3856
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectEscolaridadepor
dc.subjectanalfabetismopor
dc.subjectDoença de Alzheimerpor
dc.subjectScholar levelpor
dc.subjectIlliteracypor
dc.subjectAlzheimer’s diseasepor
dc.titleO cérebro analfabeto : A questão da demênciapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage351por
oaire.citation.startPage341por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume14por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_1996_23_341.pdf
Size:
698.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: