Repository logo
 
Publication

Representações de acontecimentos: Os efeitos da experiência e da estrutura de acontecimentos na linguagem das crianças

dc.contributor.advisorMatta, Isabelpor
dc.contributor.authorMartinho, Cláudia Sofia de Sousa
dc.date.accessioned2011-07-20T19:07:03Z
dc.date.available2011-07-20T19:07:03Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractCom este estudo procurou-se compreender como é que as crianças o 1o e do 2o ano de escolaridade representam os acontecimentos e se essas representações funcionam como organizadores cognitivos e facilitadores da resolução de problemas linguísticos. Neste sentido pediu-se a cada criança para relatar dois acontecimentos e para realizar exercícios gramaticais sobre cada um deles. Os acontecimentos propostos foram "Dia de escola" (mais familiar) e "Ida ao supermercado" (menos familiar). Posteriormente compararam-se os relatos dos dois anos de escolaridade relativamente ao grau de complexidade e organização dos scripts produzidos para os dois acontecimentos e a maior ou menor facilidade na resolução de exercícios gramaticais correspondentes aos dois acontecimentos. Segundo autores como Nelson, as crianças mais velhas produzem scripts mais complexos e organizados, devido ao nível de desenvolvimento cognitivo e à maior experiência com os acontecimentos. Todas as crianças produzem scripts mais complexos e organizados quando o script lhes é mais familiar, dado terem maior experiência, o que provoca um maior conhecimento sobre o acontecimento. Os autores defendem também o facto de a representação de acontecimentos ser a primeira base sobre a qual assentam as operações cognitivas da criança, pelo que a realização de tarefas acerca de acontecimentos mais familiares seja mais fácil, pois implica a acção de um esquema representacional mais forte. Os resultados obtidos apontam no sentido de: O script "Dia de escola" mostrou-se mais rico e complexo para os alunos do 2o ano, enquanto que o script "Ida ao supermercado" se mostrou mais rico e complexo para o 1o ano de escolaridade"; Existem diferenças significativas entre "Dia de escola" e "Ida ao supermercado" no que diz respeito ao número de informações e de tempos verbais (presente indicativo e pretérito perfeito); Existem diferenças significativas entre 1o e 2o ano no que diz respeito à utilização dos tempos verbais presente do indicativo, pretérito perfeito e infinito pessoal; As crianças do 2o ano de escolaridade produzem scripts mais complexos e organizados que as crianças do 1o ano; Existem diferenças entre acontecimentos nas questões 1,3,4e5; O script "Dia de escola" teve um efeito facilitador sobre os alunos do 1o ano aquando da resolução dos exercícios; Foi o 2° ano quem apresentou melhores resultados na resolução dos exercícios, para ambos os scripts. Concluímos que as crianças do 1o e 2o ano de escolaridade têm já representatividade de acontecimentos sendo que os scripts produzidos aumentam de complexidade e organização ao longo do crescimento dos sujeitos, mantendo-se relativamente organizados e complexos para acontecimentos familiares. Concluímos também que para estas crianças a representação de acontecimentos funciona como organizador cognitivo e facilitador da resolução de problemas.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/654
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectProcessos cognitivospor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectEsquemapor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectLinguisticspor
dc.subjectRepresentationspor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectMemorypor
dc.subjectCognitive processespor
dc.subjectInstrumentspor
dc.subjectSchemepor
dc.titleRepresentações de acontecimentos: Os efeitos da experiência e da estrutura de acontecimentos na linguagem das criançaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM MART-C1.pdf
Size:
12.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: