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A relação entre a qualidade da amizade e a sintomatologia depressiva de crianças em idade escolar

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Abstract(s)

O presente estudo tem como objetivo averiguar a relação entre a qualidade da amizade e a sintomatologia depressiva. Foram também analisadas diferenças em função do género e do ano de escolaridade para os dois construtos. Participaram neste estudo 101 crianças em idade escolar, com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Os dados foram recolhidos utilizando o Questionário da Qualidade da Amizade – FQQ (Friendship Quality Questionnaire) – que consiste numa escala de autorrelato multidimensional, que avalia as perceções que as crianças e adolescentes têm sobre as principais características qualitativas da ligação ao seu melhor amigo – e, o Inventário da Depressão da Criança – CDI (Children’s Depression Inventory) – que consiste numa escala de autoavaliação de sintomas depressivos. Relativamente às diferenças encontradas em função do ano de escolaridade, foram verificados valores significativamente mais elevados na dimensão Companheirismo/Recreação para o 2º ano em comparação com o 3º ano de escolaridade, mas sem diferenças significativas ao nível dos sintomas depressivos. Em função do género, foram obtidos valores significativamente mais elevados nas dimensões Validação/Cuidado e Partilha de Intimidade para as raparigas, não se verificando diferenças entre géneros relativamente à depressão. Por último, os resultados obtidos confirmaram a correlação negativa entre a qualidade da amizade e a sintomatologia depressiva.
The present study aims to study the relationship between the quality of the friendship and the depressive symptomatology. Differences were also analyzed according to gender and school year for the two constructs. A total of 101 school-age children between the ages of 7 and 10 participated in this study. The data were collected using the Friendship Quality Questionnaire (FQQ), that consists on a scale of multidimensional self-report that evaluates the perceptions that children and adolescents have about the main qualitative characteristics of the connection to their best friend, and the Children's Depression Inventory (CDI), that consists on a self-rated scale of depressive symptoms. Regarding the differences between school years, there were significantly higher values in the Companion/Recreation dimension for the 2nd year comparing with the 3rd year, but without significant differences in the level of depressive symptoms. Girls obtained significantly higher values in the Validation/Care and Intimacy Sharing dimensions, and no significant differences between genders were found in relation to depression. Finally, the results confirm the negative correlation between the quality of the friendship and the depressive symptomatology.

Description

Dissertação de Mestrado realizada apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Qualidade da amizade Depressão Crianças Friendship quality Depression Children

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