Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Salas heterogéneas em idades em jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
25636.pdf694.44 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O tema do trabalho recai sobre a temática da organização dos grupos com idades heterogéneas, em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivos principais analisar como é que o educador de infância gere e organiza o ambiente educativo, como organiza e interage com as diferentes crianças dentro da sala e como são as interações entre as crianças. Pretende-se também refletir sobre as vantagens e desvantagens para as crianças que frequentam uma sala heterogénea em idades, e porque é que existem grupos formados desta forma. Neste estudo utilizou-se um estudo de metodologia qualitativa, recorrendo à técnica de entrevista, à análise documental e a notas e observações retiradas em campo durante a Prática Supervisionada em jardim de infância. Através deste estudo verificou-se que o educador tem um papel muito importante e ativo tanto na gestão de atividades como na organização do ambiente educativo dentro de uma sala com idades heterogéneas. As interações entre o adulto-criança e criançacriança, onde se respeitam e valorizam a individualidade bem como as suas as diferenças são muito importantes para o desenvolvimento global de cada criança e para uma boa integração dentro de um grupo, sendo assim uma mais valia tanto para as crianças mais novas como para as mais velhas.
The aim of the present project relies on the organization of groups with heterogeneous ages in preschool education. The main goals of this study are analyzing how the kindergarten teacher manage and organize the education environment, how they manage and interact with different children inside the classroom and also how are the interactions between children. Additionally, the thesis intends to reflect the advantages and disadvantages in children that attend classroom with heterogeneous ages and why exist groups with such format. To perform this study, it was used a qualitative methodology study, using the interview technique, documental analysis as well as notes and observations taken in field during the supervised practice in kindergartens as resources. In a nutshell, it was verified that the kindergarten teacher performs an important and active role, both as activity managing and education environment organization inside the classroom with heterogeneous ages. The interactions between the adult-child and childchild, where the individuality as weel as their differences are respected and enriched are very important for the overall development of each and for a good integration within a group, thus being an asset for both the youngest and the oldest children.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educação pré escolar Grupos heterogéneos Diferenciação pedagógica Interações Preschool education Heterogeneous groups Pedagogical differentiation Interactions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue